Tem 73 anos de idade, 12 filhos e quase 30 netos. Ainda assim, Kmoin Wahlang chamou a atenção ao participar na Tata Mumbai Marathon de 2019, tornando-se, dessa forma, uma das mais velhas maratonistas da Índia.

A imprensa indiana deu destaque a Kmoin Wahlang após a septuagenária oriunda do estado indiano de Meghalaya ter concluído a Tata Mumbai Marathon.

Mãe de 12 filhos e avó de quase 30 netos, Kmoin Wahlang conseguiu terminar os 42,195 km da maratona indiana em 4h33m55, terminando inclusive à frente da grande maioria das concorrentes femininas, já que a septuagenária foi 89.ª classificada, entre um total de 520 corredoras.

Kmoin Wahlang, 73 anos, uma das mais velhas maratonistas da Índia

Nunca tendo aprendido uma outra língua que não o dialecto da sua região, Wahlang correu pela primeira vez fora da sua cidade, Shillong.

Segundo relatam os testemunhos no local, a septuagenária mostrou uma grande consistência ao longo da prova, raramente tendo corrido abaixo dos 9 km/h.

Um percurso de duas décadas como maratonista

Contudo, e embora só agora tenha ganho fama fora das fronteiras da Índia, a verdade é que já é longo o percurso de Kmoin Wahlang na corrida.

Segundo relatam os media indianos, Wahlang começou por fazer longas caminhadas ainda em 2001 como forma de combater vários problemas estomacais e digestivos, surgidos após o nascimento do seu 12.º filho. Sendo que, com o passar do tempo e a progressiva melhoria da condição física, a caminhada transformou-se em corrida.

LEIA TAMBÉM
Robert Becker correu 157 km em 24 horas com… 75 anos

Wahlang foi então descoberta por uma organização não-lucrativa de nome RUN Meghalaya, em nome da qual passou a correr várias maratonas no seu estado natal.

Aliás, e a par da Maratona, Kmoin Wahlang já completou os 45 km da Mawkyrwat Ultra Marathon, pouco antes de correr a Tata Mumbai Marathon.