Os rumores já estavam no ar mas agora é oficial: Kilian Jornet vai atacar o recorde do mundo a correr em pista durante 24 horas.

Kilian Jornet procura sempre encontrar novos desafio para a sua carreira e, desta vez, encontrou um que poucos esperavam: superar o recorde do mundo a correr em pista durante 24 horas.

#KilianPhantasm24h é a hashtag do desafio, um desafio que certamente vai movimentar a corrida nos próximos tempos.

A data do evento ainda não foi revelado, já que Kilian Jornet apresenta problemas físicos, problemas que, por sinal, acabaram por limitar o seu desempenho na sua estreia no asfalto (leia aqui).

No entanto, e segundo alguns meios, o desafio poderá ocorrer já este fim de semana, concretamente na pista de Måndalenm, na Noruega, onde os termómetros anunciam temperaturas entre os 0 graus durante à noite e 15 graus durante o dia.

Kilian Jornet já revelou algumas das nuances das suas 24 horas:

  • vai alterar a direção da sua corrida de 4 em 4 horas
  • a corrida terá outros atletas para que sejha considerada oficial
  • Kilian Jornet vai correr com as novas S / LAB Phantasm, da Salomon
  • as primeiras 10 horas serão mais rápidas e depois vai começar a desacelerar

O recorde que Kilian Jornet terá de superar

O recorde das 24 horas em pista está na posse do grego Yiannis Kouros, provavelmente o ultramaratonista mais famoso da história. Na prova Adelaide 24-hour Run, em 1997, correu 303,506 quilómetros, uma média de 12,646 km/h.

«São tantos quilómetros que nao consigo visualizar. Vi as parciais de Yiannis e vou procurar segui-las até que o corpo aguente. Sei a velocidade que tenho de manter, assim como o ritmo a cada quilómetro e a cada volta (…) O mais importante será não ter problemas musculares e alimentares.»

Recorde-se que Jornet correu no Verão 84,89 quilómetros na pista (leia aqui) onde ocorrerá o #KilianPhantasm24h a um ritmo de 4m13/km.