Foto: willowfieldharriers/keepfitireland

Uma jovem atleta de Belfast, de apenas 12 anos, acaba de fixar um novo recorde do mundo dos 5 km para corredores da sua idade com o tempo de 16 minutos e 40 segundos.

A correr uma prova que também constituiu o regresso das corridas de rua na Irlanda do Norte, Emer McKee, que é também membro do clube Willowfield Harriers e aluna do Our Lady and St Patrick’s College, em Belfast, começou por fazer parkruns, acabando por entrar para o clube de corrida quando tinha 9 anos.

Entretanto, passados apenas três anos e numa corrida em que até nem começou bem, já que caiu e sofreu vários cortes nos dois joelhos, Emer McKee acabou fazendo uns 5 km históricos, vencendo a prova feminina da Down Royal com o tempo de 16m40.

LEIA TAMBÉM
Des Linden fixa novo recorde do mundo dos 50 km na primeira tentativa acima dos 42,195 km

«Normalmente, apenas corro o mais rápido que posso, até que a corrida acabe», afirmou de forma totalmente desarmante Emer à BBC Radio Ulster.

O tempo da irlandesa torna-se ainda mais impressionante se levarmos em linha de conta que o anterior recorde dos 5 km para atletas desta idade era de 17m16, tempo fixado por Annabella Veltcheva, em março de 2017, numa corrida na Flórida, EUA.

Afirmando sentir-se «imensamente orgulhosa», a mãe de Emer, Catherine, defendeu, em declarações ao The Irish News, que «o treino [de Emer] apenas recomeçou. Nos últimos meses, durante o confinamento, ela acabou treinando sozinha».

Sobre o regresso da filha às corridas, Catherine recordou ainda que, «em outubro, no Down Royal, ela correu em 14m47. Na altura, disseram que tinha ficado a apenas seis segundos do recorde mundial para uma criança de 11 anos, o que fez com que ela ficasse determinada em vencer assim que cumprisse os 12 anos. Infelizmente, isso foi em dezembro, altura em que não havia corridas».

De resto, e fazer antever o resultado agora obtido, «há algumas semanas atrás, a Emer correu os 5 km em 16m37 em redor do Victoria Park. Ela é muito determinada e tem trabalhado muito para isto. Agora está encantada».

Acrescente-se, contudo, que não é apenas Emer a sentir-se encantada. Também o clube onde joga futebol gaélico, assim como a sua escola, não deixaram de expressar a sua homenagem a esta jovem de apenas 12 anos que acaba de estabelecer um novo recorde do mundo dos 5 km.