Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos de Tóquio adiados para 2021 devido à pandemia de coronavírus, a organização japonesa acaba de anunciar o regresso à atividade de preparação do evento. Começando, precisamente, pela medição e certificação do traçado onde terá lugar a Maratona Olímpica.

O anúncio foi feito pela organização local dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em conferência de imprensa realizada em Sapporo, cidade japonesa para a qual está agendada a Maratona Olímpica.

O anúncio marca também o regresso à atividade do comité organizador dos próximos Jogos Olímpicos depois do período de inatividade que sucedeu ao anúncio do adiamento dos Jogos para 2021.

LEIA TAMBÉM
Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: World Athletics divulga novas datas para mínimos

Quanto ao regresso propriamente dito, acontecerá precisamente com a preparação da prova maior do programa olímpico de Atletismo, a Maratona, cuja medição e certificação do traçado terá de ser feito, segundo a organização, até ao final do presente ano.

De resto, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciaram ainda neste regresso estar a preparar uma corrida de teste nesse mesmo percurso, em princípio entre março e maio do próximo ano.

Tóquio 2020

«Se será uma Meia-maratona ou uma Maratona é algo que ainda temos de debater e decidir», explicou, em declarações ao Japan Running News, um dos elementos do comité organizador japonês, Yoshiro Mori.

Entretanto, também as autoridades de Sapporo responderam já positivamente aos pedidos do comité, nomeadamente para utilização do Ohori Park e outras localizações. Isto, ao mesmo tempo que confirmaram que os trabalhos de pavimentação nas ruas pelas quais passará a Maratona deverão ficar terminados, o mais tardar, em julho deste ano.

LEIA TAMBÉM
Jogos 2020: Sapporo dá início a obras de requalificação para a Maratona

Recorde-se que os Jogos Olímpicos de 2020, que terão lugar no Japão, estão agendados para o período entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.