Mesmo sem treinarmos, a hidratação é fundamental, mas os cuidados redobram-se quando treinamos e mais ainda quando corremos. Dependendo da pessoa, do tipo de treino e da intensidade, temos que ajustar a hidratação às nossas necessidades.
Em princípio, podemos precisar apenas de água até uma hora de treino. Mas, se ultrapassarmos os 60 minutos, poderá ser necessário o isotónico para complementar a hidratação. Todavia, se ultrapassarmos os nossos limites, é importante seguir alguns conselhos (e não repetir para a próxima….).
- Aceitou o desafio de correr durante 3 horas e excedeu os seus limites? Pois trate já de recuperar o seu nível. É provável que até tenha perdido um pouco de peso. Se sabia o seu peso anterior, pese-se agora e beba quanto antes 1 litro de água por quilo perdido. Continue a beber água ao longo do dia, pois ajudará a eliminar os compostos nitrogenados da degradação muscular. Está a precisar de uma depuração. A água continua a ser a melhor bebida para repor os líquidos perdidos.
- Coma alimentos ricos em hidratos de carbono e proteínas com baixo teor de gorduras durante as horas seguintes ao esforço, que é a altura em que o organismo se encontra mais recetivo e melhor assimila estes nutrientes. Desta forma estará a ajudar a reconstrução muscular. Continue o processo de regeneração durante 48 horas.
- Ingira alguns alimentos com potássio (frutos secos, legumes, banana, leite…) para favorecer o relaxamento muscular. Provavelmente os músculos estão muito contraídos e o relaxamento progressivo é uma das formas de recuperar.
- Pode ser uma boa altura para começar a tomar um suplemento vitamínico. Se começou a treinar mais intensamente é provável que beneficie com a toma. Informe-se do melhor para saber quais as suas necessidades.
LEIA TAMBÉM
https://corredoresanonimos.pt/videos/quando-devo-ingerir-agua-ou-bebida-isotonica
[…] LEIA TAMBÉMA hidratação é fundamental para melhor recuperar depois do treino da corrida? […]
Comments are closed.