Detesta correr sozinho? Esta pode ser a solução: um grupo de estudantes americanos, finalistas na mesma escola que Bill Gates frequentou em Seattle, acabam de criar o Ghost Pacer, o seu futuro companheiro de corridas virtual.

Encarado como um elemento motivador e desafiante, capaz de levar os corredores a estabelecer e superar metas no seu treino, o Ghost Pacer é, basicamente, uma imagem holográfica, projetada através de uns óculos de Realidade Aumentada, que o corredor deverá utilizar e que lhe permite visionar o companheiro/adversário de corridas.

«Correr contra um Avatar holográfico com o qual é possível treinar em qualquer lugar e a qualquer momento é a melhor coisa que podemos ter», afirmou o CEO do Ghost Pacer, AbdurRahman Bhatti, um ex-corredor norte-americano de Crosse que teve a ideia enquanto treinava.

LEIA TAMBÉM
Dor de burro? Saiba porquê e como preveni-las

Desenvolvido por um grupo de estudantes finalistas da Lakeside High School, a mesma escola que Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, frequentou enquanto viveu em Seattle, o Ghost Pacer é um equipamento desenvolvido especificamente para corredores, com o qual os seus criadores procuraram também combater o isolamento que a pandemia de coronavírus veio impor.

Recorrendo a um sistema óptico patenteado, o equipamento pesa apenas 90 gramas, possuindo, igualmente, capacidade de processamento suficiente (a empresa não revela as especificações de hardware) para projetar um avatar minimamente realista no espaço tridimensional em redor do corredor.

Compatível, por exemplo, com a app Strava, a tecnologia permite aos utilizadores correrem contra atletas virtuais, capazes de replicarem os caminhos e a velocidade de amigos e exercícios anteriores, permitindo dessa forma que os dois atletas possam correr juntos, ainda que separados entre si. Isto graças a um ângulo de visão de 40 graus.

O equipamento pode ainda ser emparelhado com dispositivos que medem o batimento cardíaco, como é o caso do Apple Watch, ao mesmo tempo que oferece uma autonomia de seis horas. Segundo os seus criadores, é também resistente a poeira e pingos de água.

Foto: Ghost Pacer Instagram
Foto: Ghost Pacer Instagram

Este é um produto de condicionamento físico que implementa a realidade mista com o objetivo de adicionar um impulso competitivo a cada treino. Gostamos de pensar no Ghost Pacer como algo construído por corredores, para corredores», afirmou Bhatti.