Depois de um interregno em 2019, a Ekiden Valencia está de regresso este ano, concretamente a 10 de maio. No total, uma Maratona para fazer em estafeta, com equipas entre 2 e 6 corredores.

As provas denominadas Ekiden (que ocorrem desde 1917) são um êxito no Japão, sendo a mais famosa a Hakone Ekiden, celebrada habitualmente nos dias 2 e 3 de janeiro. O denominador comum desta prova é o percurso ser completado por equipas, com a distância a variar de organização para organização.

Em Valência, a Ekiden Valencia terá a distância de uma Maratona. Para os interessados, o preço da prova custa 78 euros por equipa (masculina, feminina ou mista), 1000 equipas no máximo (ou seja, limite de 6 mil corredores). Cada formação pode ter, no mínimo e no máximo, dois e seis atletas, respetivamente.

LEIA TAMBÉM
Recordes e mais recordes na tradicional corrida de estafetas Hakone Ekiden

Uma das novidades da edição deste ano é um mesmo corredor poder correr mais do que um percurso. A Maratona será dividida do seguinte modo:

  • 1.º relevo: 5.000 metros
  • 2.º relevo: 10.000 metros
  • 3.º relevo: 5.000 metros
  • 4.º relevo: 10.000 metros
  • 5.º relevo: 5.000 metros
  • 6.º relevo: 7.195 metros

Mesmo aqueles corredores que desejarem participar na prova e que não têm uma equipa, há a possibilidade de correrem a Ekiden Valencia, já que os organizadores da prova vão unir esse corredor a outras equipas.

O tradicional tasuki japonês é uma das caraterísticas das Ekiden
O tradicional tasuki japonês é uma das caraterísticas das Ekiden

Por último, de referir que os participantes utilização a tradicional tasuki japonês, a faixa que é passada ao companheiro da equipa na zona de testemunho, localizada no Estádio do Túria.

LEIA TAMBÉM