Uma corredora indiana decidiu partir à procura da resposta à pergunta que muitos corredores já fizeram: «Quanto consegue correr um ser humano?» Sufiya Khan promete encontrar a resposta.

Funcionária, durante os últimos 10 anos no aeroporto de Nova Deli, Índia, Sufiya Khan não era, contudo, feliz. A indiana, revela o Hindustan Times, procurava um objetivo para a sua vida, algo que acabaria por encontrar em 2017 na corrida.

LEIA TAMBÉM
Mulheres mais rápidas do que homens em distâncias superiores a 313 km

Segundo Khan, hoje com 35 anos, ao mesmo tempo que o trabalho a deixava exausta e esgotada, a corrida fazia-a sentir-se fisicamente saudável, o que «acabou tendo impacto na minha mente, ajudando a transmitir-me positividade».

Motivada, Sufiya Khan acabou por deixar o emprego em 2019 e dedicar-se por completo à corrida. Desde aí já amealhou dois recordes do Guiness: o primeiro, nesse mesmo ano, ao tornar-se na mulher a cumprir mais rapidamente os cerca de 4.000 km que ligam a Kashemira a Kanyakumari – 87 dias-, ao passo que o segundo foi obtido já em abril deste ano, quando Sufiya se tornou na mulher a conseguir fazer os cerca de 6.000 km do Golden Quadrilateral em menos tempo – 110 dias e 23 horas.

De resto, e enquanto levava a cabo este último desafio, Sufiya acabou batendo um outro recorde: o do menor tempo feito por uma mulher no percurso entre o India Gate, em Nova Deli, e o Gateway of India, em Mumbai – 29 dias.

Verdadeiramente impressionante, o segundo desafio levou inclusivamente a indiana a correr cerca de 55 km por dia durante 110 dias. A corredora indiana garante que, na base destes desafios não está o desejo de derrubar recordes, mas responder à pergunta: «Qual o limite que o ser humano consegue correr?»

Aliás, quando questionada sobre o seu próximo desafio, Sufiya não tem dúvidas: «Fazer uma volta ao mundo a correr!», objetivo que, a ser levado a cabo, vai obrigar a indiana a correr mais de 30.000 km. E, já agora, num tempo abaixo de dois anos de forma a conseguir bater mais esse recorde do Guiness…