Super-Paco Espanha

Uma verdadeira instituição em Espanha, o corredor amador de 81 anos Francisco Contreras (conhecido no Mundo da Corrida como Super Paco), que faleceu recentemente, pode vir agora a ter uma estátua na sua terra natal.

Para muitos já uma lenda do desporto malaguenho, andaluz e espanhol, Super Paco ganhou notoriedade e fama, numa época de tecnologia e gadjets, por fazer Ultras apenas com o seu bastão de madeira e envergando chapéu de palha, camisa axadrezada e calças de montanheiro.

Pai de seis filhos, Paco cresceu a trabalhar algodão, carregando, todos os dias e durante anos, sacas de 15 kg.

Quanto à corrida, descobriu-a já tarde, aos 60 anos, depois do médico o ter avisado de que tinha colesterol alto e que, por isso, devia andar mais.

Apesar de ter descoberto a corrida apenas aos 60 anos, e por razões médicas, Francisco Contreras, mais conhecido no mundo da corrida por Super-Paco, tornou-se um amante do ultra-fundo
Apesar de ter descoberto a corrida apenas aos 60 anos, e por razões médicas, Francisco Contreras, mais conhecido no mundo da corrida por Super-Paco, tornou-se um amante do ultra-fundo

Resultado deste conselho, Paco acabou tornando-se um apaixonado pelas grandes distâncias, chegando a fazer provas de quase 200 quilómetros. Isto ao mesmo tempo que se tornava um exemplo para muitos corredores.

Aos muitos elogios, respondia, invariavelmente, que era «um homem como os outros» e que «o que conta, verdadeiramente, é a nossa força de vontade. Para fazer as coisas, só temos de as querer fazer mesmo».

LEIA TAMBÉM
Morreu Super Paco, um dos corredores mais folclóricos de Espanha

A homenagem merecida a Super Paco

Falecido na passada terça-feira, 22 de outubro, Super Paco está agora a ser alvo de uma petição popular, através da qual os seus admiradores pretendem fazer com que as autoridades de Cártama, terra natal do atleta, situada na região de Málaga, erijam uma estátua ao filho da terra.

Entretanto, e ao mesmo tempo que a petição continua disponível (para quem a quiser assinar no endereço Change.org), aguarda-se a reacção das autoridades aos apelos para saber se Super Paco terá a merecida homenagem através de uma estátua na Cártama natal…