Depois da viagem pelo Velho Continente, recuperamos o desafio assumido de dar-te a conhecer as mais belas Maratonas do mundo, desta vez nas Américas! Portanto, aperta os cintos porque, desta feita, vamos para mais longe.

Também conhecido como “Novo Mundo”, o continente americano estende-se por cerca de 15 mil quilómetros, desde o Oceano Ártico, a Norte, até ao Cabo Horn, a Sul. Contabilizando, numa área de mais de 42 milhões de quilómetros quadrados, não apenas 8,3% da superfície total do planeta, mas também algumas das paisagens e locais mais belos da Terra…

Foi a pensar, precisamente, nalguns destes locais, mas principalmente em ti, que decidimos escolher algumas das mais belas maratonas que se realizam nas Américas. Descobre-as… e trata de marcar, desde já, as passagens de avião!

1. Maratona do Trilho Inca, Machu Picchu, Perú
Integra a lista dos “50 Passeios de uma Vida” da National Geographic e, só por isso, já justifica a presença na lista. No entanto, igualmente a favor da escolha da corrida que se realiza num dos locais mais míticos do mundo, surge o desafio de correr os cerca de quilómetros a quase 2500 metros acima do nível do mar, por caminhos construídos há milhares de anos pela civilização Inca, e que, atravessando os mais diferentes habitats andinos, vão dar à “eterna” Porta do Sol”, em plena capital inca de Machu Picchu. A Maratona do Trilho Inca realiza-se, habitualmente, em Agosto, pelo que… será possível pedir mais?

2. Maratona da Ilha da Páscoa, Chile
Também conhecida como Rapa Nui Marathon, a Maratona da Ilha da Páscoa é outra das provas que marcam uma vida. Desde logo, por se realizar numa paisagem verdadeiramente única, marcada pela presença dos Moai – monolitos colossais com quase 4 metros de altura e 14 toneladas de peso, esculpidos em lava vulcânica endurecida, representando cabeças humanas em troncos masculinos. No fundo, testemunhas silenciosas num percurso onde não faltarão também cavalos, vacas e cães, e que começa e termina no centro da principal cidade da ilha, Hanga Roa. Oferecendo desafios que vão da Maratona à corrida de 10 km, a Maratona da Ilha da Páscoa realiza-se, tradicionalmente, no início de Junho.

3. Maratona de Nova Iorque, EUA
Ok, disputa-se numa cidade hiperpopulosa e poluída – a “Big Apple”… -, sendo que, ao longo do percurso, pouco mais verás que prédios e arranha-céus; mas, ainda assim, esta é uma Maratona que tens mesmo de colocar no teu currículo!
Uma das chamadas Six Majors, ou seja, as seis mais importantes Maratonas mundiais (também Chicago, Londres, Boston, Berlim e Tóquio), a Maratona de Nova Iorque tem lugar, invariavelmente, no primeiro domingo de Novembro, disputando-se ao longo de um trajecto que começa na Ponte Verrazzano, em Staten Island, com o Atlântico ao fundo. Seguindo, depois, pelos bairros de Brooklyn, Queens e Bronx, para terminar em Manhattan, em pleno Central Park. Único senão, além das várias subidas e descidas do percurso: as inscrições esgotam num ápice! Portanto, fica atento(a)!…

4. Maratona Internacional de Big Sur, EUA
Considerada a terceira maior prova realizada em solo norte-americano, logo atrás das Maratonas de Nova Iorque e Boston, a Maratona Internacional do Big Sur é, no entanto, uma prova distinta das anteriores. Desde logo, porque se realiza na solarenga Califórnia, com os seus cerca de 42 km a serem cumpridos com a costa marítima californiana ao fundo.
Passando igualmente pela famosa Bixby Bridge, uma das mais fotografadas pontes da Califórnia, localizada a 85 metros de altura. Realizada em finais de Abril, a Big Sur reúne, todos os anos, cerca de 4.500 corredores à partida – e tu podes ser um deles!…

5. Patagonia Run, Argentina
Tal como o próprio nome faz antever, não se trata “apenas e só” de uma Maratona, mas de uma corrida com várias distâncias, num dos cenários mais idílicos do mundo. Realizada anualmente no início de Abril, a Patagonia Run propõe não apenas os cerca de 42 km da Maratona, mas também corridas de 10 km, 70 km e 100 km! – basicamente, a oportunidade perfeita para desafiares um amigo que já faz outro tipo de distâncias e seguirem em dois para a Patagónia!
Com partida em San Martin de los Andes, a Patagonian Run – não confundir com Patagonian International Marathon, que é na Patagónia chilena… – percorre alguns dos mais belos locais do Parque Nacional Lanín, na região argentina de Neuquén.

6. Mountain Do – Deserto do Atacama, Chile
Ok, não queres apenas paisagem bonita, mas também um desafio a sério; eis a Maratona que procuras! Disputada no deserto mais árido e mais alto do mundo, o Deserto do Atacama, no Chile, esta Maratona tem como aliciantes-extra o facto de passar por alguns dos principais e famosos pontos turísticos da região, como é o caso do Vale da Lua ou o Vale da Morte. Com os atletas a passarem por trilhos, dunas e vários locais arqueológicos.
Realizada tradicionalmente em Novembro, a prova, que não se resume aos 42,2 km, mas propõe também outras duas distâncias para os menos afoitos, de 6 e 23 km, é também conhecida pela já proverbial excelente organização, que, atenta e em particular a partir do km 25, quando começam as dunas a sério, chega a oferecer oxigénio aos atletas!…

Queres maior desafio que este? Preferes outro continente? Ok, não te preocupes, porque não vamos deixar-te sem propostas. A Ásia vem já aí!…

Foto: Benjamin Earwicker from FreeImages

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.