A marca de material desportivo ASICS acaba de dar o tiro de partida para o World Ekiden 2020, uma Maratona virtual a nível mundial, disputada na forma de estafetas, em que poderão participar corredores e equipas oriundas de todo o mundo.

Inspirado na cultura de corrida japonesa, o World Ekiden 2020 conta com um total de seis etapas, com distâncias variadas entre si, o que a torna perfeita para todo o tipo de atletas com os mais diferentes tipos de experiência.

Sendo uma corrida de estafetas virtual, a competição inclui três etapas de 5 km, duas de 10 km e uma de 7.2 km, sendo que, uma vez concluídas todas as etapas pelos vários elementos da equipa, fica concluída uma Maratona no total.

Tendo por base uma plataforma de corrida, que tanto utiliza a aplicação Race  Roster como a ASICS Runkeeper, os atletas vão poder acompanhar o progresso da equipa em tempo real nos dispositivos Apple Watch, Garmin ou Fitbit, mas também a própria classificação (em direto e em tabelas online).

LEIA TAMBÉM
Hugo Sousa: «Há espaço para a convivência entre a corrida virtual e ao vivo»

Ao mesmo tempo e ao desfrutar de uma experiência de áudio personalizada, os participantes poderão, segundo a ASICS, experienciar a emoção, conexão e motivação independentemente da distância que os separa.

Os atletas terão ainda de passar o seu próprio Tasuki digital – uma faixa estreita de tecido utilizada nos Ekidens tradicionais japoneses – uns para os outros no final de cada percurso.

Motivar em prol de um objetivo conjunto

Em comunicado, a ASICS explica que o lançamento do World Ekiden 2020 chega como uma resposta direta aos resultados da investigação global contínua que a marca de equipamento desportivo iniciou logo após o início da pandemia e que revelam que grande parte das pessoas que realizam exercício regularmente começam a ter dificuldades em manter a motivação, ainda mais neste momento, já que não contam com um objetivo para alcançar e sentem falta de competir com outros atletas.

Assim, e através do World Ekiden 2020, a ASICS pretende ajudar os atletas a renovar as suas ligações uns com os outros e a revigorarem a sua paixão coletiva pelo desporto e pelo exercício, nomeadamente através da proposta de um objetivo partilhado, aproveitando os benefícios mentais e físicos da competição de equipa.

Na opinião do presidente e diretor de Operações da ASICS, Yasuhito Hirota, o World Ekiden 2020 até «pode ser inspirado por um dos formatos de corrida mais famosos do Japão, mas […] é um evento nunca antes visto. Sabemos que as pessoas estão a perder a motivação e a ligação que obtêm do desporto em equipa e por isso estamos muito entusiasmados por unir pessoas de todo o mundo para treinar e competir de forma a alcançar um objetivo comum. No verdadeiro espírito do Ekiden, qualquer pessoa pode fazer parte e ninguém correrá sozinho».

Como participar

Para participar no World Ekiden 2020, os corredores podem inscrever-se, desde já e de forma gratuita, utilizando o Runkeeper ou em https://www.asics.com/pt/pt-pt/mk/asics-world-ekiden.

Quanto à corrida de estafetas propriamente dita, terá de ser realizada, pela equipa, entre os dias 11 e 22 de novembro de 2020.

Finalmente, e também de forma a ajudar as equipas na preparação para dar o seu melhor no evento, a ASICS está a oferecer acesso gratuito a uma variedade de produtos e serviços para o dia da corrida, incluindo treinos, formação e dicas de especialistas. Basta seguir o hastag #ASICSWorldEkiden.