A ASICS revelou que vai criar um projeto de investigação sobre o impacto positivo do desporto na saúde mental este ano. 

«O fundador da ASICS, Kihachiro Onitsuka, percebeu que o desporto tinha a capacidade de trazer esperança e levantar o espírito no pós-guerra japonês. Hoje, a filosofia fundadora da ASICS, Anima Sana In Corpore Sano ou Mente Sã em Corpo São, é mais relevante do que nunca», podemos ler num comunicado. «Em 2021, a ASICS vai criar um projeto de investigação sobre o impacto positivo do desporto na saúde mental. Através de tecnologia biométrica vai ser possível verificar o verdadeiro impacto do desporto na mente de milhares de participantes do mundo inteiro

De referir que a ASICS conduziu um estudo de viabilidade com um grupo de atletas de topo e atletas do dia-a-dia como base de comparação, um estudo supervisionado pelo Dr. Brendon Stubbs, investigador pioneiro na relação entre o exercício e a saúde mental da King’s College, em Londres.

«Este estudo comprovou que, após uma pequena quantidade de atividade física, os atletas do dia-a-dia sentiram uma elevação emocional e cognitiva, com melhorias na sua capacidade de lidar com o stress e níveis de relaxamento e uma descida considerável nas emoções negativas. Apresentaram também melhorias na velocidade de raciocínio, memória, na redução de stress cognitivo e em sintomas ligados à ansiedade, esquecimento e desorganização. Curiosamente, tanto as elevações emocionais como cognitivas foram superiores em atletas do dia-a-dia mais do que nos de topo», podemos ler no comunicado.

LEIA TAMBÉM
Médico corre 17 km na neve para não faltar ao emprego

Com estes resultados, a ASICS resolveu criar então este projeto de investigação sobre o impacto positivo do desporto na saúde mental.

Entretanto, refere a empresa nipónica, centenas de atletas, embaixadores e colaboradores da ASICS vão mover-se ao nascer do sol e convidar toda a gente a juntar-se à sua missão de inspirar o mundo. Nascer do sol como um símbolo de esperança, salienta a ASICS, que encoraja todo mundo a começar o novo ano a mover-se para espalhar positividade e aumentar a consciencialização. 

Este projeto terá um cariz solidário:

«Por cada #SunriseMind selfie que partilhem, a ASICS fará uma doação à organização de solidariedade mundial para a saúde mental Mind para financiar a pesquisa de saúde mental no desporto e financiar serviços de apoio a pessoas que sofram de problemas de saúde mental.»

Como participar?

  • Levantar-se, sair e mover-se ao nascer do sol para um passeio, corrida ou fazer parte de qualquer desporto ou atividade
  •  Tirar uma selfie ao nascer do sol, colocá-la no Instagram, Facebook ou Twitter com o #SunriseMind
  •  Por cada imagem #SunriseMind partilhada, a ASICS irá fazer uma doação

No momento em que a Covid-19 assola grande parte do mundo, com Portugal a entrar esta quinta-feira no seu segundo confinamento, Gary Raucher, da ASICS EMEA, salienta a importância do exercício físico para o bem estar mental.

«Sabemos que a Covid-19 colocou ainda mais pressão no bem-estar de milhões de pessoas. Também sabemos e acreditamos que o desporto e movimentos podem levantar o espírito e ajudar as pessoas a sentirem-se melhor. Para nós, 2021 é sobre desbloquear o poder único do desporto para elevar as nossas mentes. Isso começa ao encorajar todas as pessoas a moverem-se connosco ao nascer do sol e continuará ao longo do ano enquanto demonstramos os nossos compromissos com a nossa filosofia fundadora de mente sã em corpo são.»

Por último, a ASICS revela que lançou uma edição especial Sunrise Red Collection, que inclui os ASICS Gel-Nimbus 23, Gel-Resolution 8 e Gel-Quantum 360 6.