Maratona de Lisboa

Porque nem só no estrangeiro é possível correr as mais belas Maratonas do mundo, terminamos esta série de trabalhos sobre as corridas de 42,195 km, precisamente, em português. Não apenas de Portugal, mas também do Brasil.

Espécie de referência para qualquer corredor profissional ou amador, os 42,195 km que compõem qualquer Maratona são, também e tradicionalmente, um marco no percurso desportivo de qualquer atleta que tem a corrida como paixão. Funcionando, mesmo e não raras vezes, como uma espécie objectivo a ultrapassar!

De resto e par da distância propriamente dita, a Maratona é, por vezes, também, um momento único de introspecção, mas também de realização, e principalmente de superação, que o corredor coloca a si próprio. Motivo pelo qual muitos atletas, e em particular os amadores, preferem viver esse momento de uma forma especial e numa envolvente não menos marcante.

VEJA TAMBÉM:
Calix Fattmann tem 17 anos e já correu 100… Maratonas

No entanto e embora existam Maratonas verdadeiramente únicas pela Europa, nas Américas, na Ásia, África, Oceânia, ou até mesmo nos pólos Norte e Sul, a verdade é que, também em Portugal. acontecem corridas de 42,195 km, que nos deixam maravilhados. Sendo precisamente algumas dessas que aqui te elencamos… com uma particularidade: juntamos igualmente duas Maratonas que têm lugar no chamado “país-irmão”, a que foi dado o nome de Brasil.

EDP Maratona de Lisboa
Hoje em dia a mais importante maratona realizada em solo português, a EDP Maratona de Lisboa tem um percurso totalmente banhado pelo mar e pelo Rio Tejo

1. EDP Maratona de Lisboa, Lisboa, Portugal

Sendo também e consensualmente a mais importante Maratona realizada em solo nacional, até pelos atletas de elite que consegue chamar, a EDP Maratona de Lisboa percorre uma das paisagens mais belas em redor da capital portuguesa, ao ligar, através da famosa Marginal – ou seja, sempre junto ao mar e ao rio… -, a veraneante Cascais, à mais importante praça de Lisboa – a Praça do Comércio. Realizada, tradicionalmente, em meados de Outubro, o que faz com que, em alguns anos, receba a visita da chuva, a EDP Maratona de Lisboa é também uma autêntica festa, não só por englobar outras distâncias (8, 5 km e 21 km), mas também pelos cerca de 7.500 corredores que inscreve! E tu, não queres ser um deles?…

2. EDP Maratona do Porto, Porto, Portugal

Procurando rivalizar com a sua congénere de Lisboa, a EDP Maratona do Porto é hoje em dia uma das World Major Marathons, um conjunto de provas que forma uma espécie de campeonato para maratonistas. Destacando-se igualmente pela beleza do cenário onde se realiza – os 42,195 km cumprem-se pelas ruas do Porto, Matosinhos e Gaia, quase sempre tendo o Douro como pano de fundo. Prova indicada para a realização de bons tempos, a mais importante prova de corrida realizada na Cidade Invicta tem habitualmente lugar nos meses de Outubro ou Novembro, congregando igualmente outras provas, de distâncias mais curtas: a Family Race, de 15 km, e a Fun Race, de apenas 6 km. Em 2018, foram 15 mil participantes, a tentar superar as 02h09m05s do ugandês Robert Chemonges…

Maratona da Europa
A Maratona da Europa é a mais jovem prova do género criada em Portugal

3. Maratona da Europa, Aveiro, Portugal

É a mais recente Maratona criada em Portugal, com a aliciante extra de ter como palco a cidade varina de Aveiro, também conhecida como a Veneza portuguesa. De resto, fruto da orografia praticamente plana onde se realiza, é também uma prova que pretende afirmar-se como uma das mais rápidas do género, realizadas no nosso País. Tornando-se, por isso, especialmente convidativa para bater recordes pessoais – só na edição de 2019, 59% dos participantes conseguiram bater a sua melhor marca na distância, em Aveiro! E tu, não queres tentar já em Abril de 2020?…

4. Maratona do Rio, Rio de Janeiro, Brasil

Mais do que uma Maratona, assume-se como um festival de corridas, um momento cultural do qual fazem parte várias outras provas, com distâncias menores – a meia, com 21 km, além dos 10 e 5 km, mas também um desafio 63 km. Realizando-se anualmente desde 1979 (interrupções, apenas em 2001 e 2002), esta Maratona destaca-se não só por ter sido a primeira prova do género realizada em solo brasileiro, mas também pelo percurso fácil, sem desníveis significativos, ainda que disputando-se, tradicionalmente, sob algum calor e humidade – acontece, geralmente, em Junho, durante o Inverno brasileiro, o que não impede que, especialmente os estrangeiros, se ressintam. Os 42,195 km do Rio são disputados tendo como ponto de partida e chegada o Aterro do Flamengo, no bairro do Flamengo, embora nesse fim-de-semana, todo o Rio prometa estar em festa…

Maratona do Rio
A Maratona do Rio de Janeiro, no Brasil, foi a primeira prova de 42,195 km realizada em solo brasileiro

5. Maratona Internacional de São Paulo, São Paulo, Brasil

Membro das World Marathon Majors, a Maratona Internacional de São Paulo compete com a congénere do Rio de Janeiro, em termos de importância. Embora com a primeira evidenciado uma orografia mais irregular. A comemorar, em 2020, a sua 25.ª edição, esta Maratona é totalmente realizada dentro daquela que é uma das cidades mais cosmopolitas do Brasil, com partida na região do Pacaembu e chegada no Parque Ibirapuera. A Maratona Internacional de São Paulo tem lugar, habitualmente, em Abril, ou seja, durante o Inverno paulista.

E com mais estas cinco maratonas, em Portugal e no Brasil, terminamos assim a série das mais belas Maratonas do mundo, que um dia vais mesmo ter de fazer.

Embora muitas outras pudessem igualmente fazer parte desta relação, estas foram as que escolhemos para ti. Pelo que, quando fizeres uma ou mais destas provas inolvidáveis, já sabes: não deixes de nos contar como foi a experiência!…