Nike Adapt Huarache 2019

Recuperando a imagem de um modelo lançado em 1991, embora desta feita com tecnologia do futuro, as novas Nike Adapt Huarache permitem apertar os ténis com a voz! Para gáudio não só de crianças, mas também e principalmente, de adultos…

Dados a conhecer, pela primeira vez, no início da década de 90 do século passado, os Nike Huarache eram uma espécie de abordagem radical ao sapato desportivo; botas fabricadas em neopreno com um exoesqueleto exterior.

Passadas quase três décadas, a Nike decide recuperar esta mesma abordagem, ainda hoje vanguardista, para dar a conhecer os Nike Adapt Huarache. Uma espécie de regresso ao passado, cumprido com tecnologia que, na verdade, mais parece vinda do futuro!

Nike Adapt Huarache 2019
Os Nike Adapt Huarache conjugam uma imagem vintage, com tecnologia do futuro

“Mas, afinal, qual é a novidade?…”

Mais do que o aspecto, sem dúvida, a forma como se apertam. Resultado de um sistema a que marca norte-americana de sapatilhas deu o nome de Nike FitAdapt e que, na verdade, eleva a uma outra dimensão, a forma de atar os sapatos!

Sem os tradicionais cordões, mas com um sistema de fios elásticos que ligam as fixações instaladas na meia-sola, ao esqueleto que se situa sobre o peito do pé, os Nike Adapt Huarache contam, depois, com um outro (grande) segredo, ainda mais especial: um pequeno motor elétrico e respectivas baterias, que, incorporado a meio da sola, tem por missão aumentar, ou afrouxar, a tensão dos referidos fios, consoante os desejos do utilizador.

LEIA TAMBÉM
Maratona: 100 gramas a mais nas sapatilhas prejudica o rendimento

Como? Simples. Basta pressionar um dos botões que se encontram nas laterais da meia-sola e rapidamente os “cordões” ganharão mais tensão. Ou, caso seja essa a intenção, diminuir a pressão feita sobre o peito do pé.

Não te queres baixar? Os Nike Adapt Huarache que o façam!

No entanto, ainda mais surpreendente, é o facto de podermos realizar este mesmo processo, sem que tenhamos sequer de nos baixarmos: basta instalar a aplicação Nike Adapt no nosso iPhone ou Apple Watch (infelizmente, ainda não funciona com Android…), fazer o registo e, a partir daí, ajustar a pressão feita pelos fios sobre o pé.

Caso a simples acção do dedo no ecrã seja algo demasiado trabalhoso para ti, ou aconteça que tenhas as mãos ocupadas num dado momento, a verdade é que continuas a não ter justificação para andares com as sapatilhas largas – basta “convocares” a assistente virtual da Apple, Siri, e, sem mais demoras, dares a ordem para que os teus Nike Adapt Huarache se apertem! Simples…

De resto e para tornar tudo ainda mais cómodo, o utilizador pode, inclusivamente, escolher o tipo de aperto que pretende. Podendo variar entre uma menor tensão, ou Chill Mode, e mais aperto, o Move Mode.

Fantástico, não é?….

Nike Adapt Huarache 2019
Tecnologicamente vanguardistas, os Nike Adapt Huarache podem ser apertados através do próprio smartphone

“E quando as Nike Adapt Huarache ficam sem energia?…”

Fácil! Segundo tivemos já oportunidade de ver, os Nike Adapt Huarache trazem consigo uma espécie de plataforma para carregamento das baterias por indução. Basicamente, algo muito parecido às bases já comercializadas hoje em dia por algumas marcas de smartphones, nas quais deixamos o smartphone, durante a noite, a carregar…

Os Nike Adapt Huarache têm, inclusivamente, um sistema luminoso nos botões, que, alternando entre cores, indica quando carregar as baterias, ou quando a carga já está completa. Sendo que a cores até variam consoante o tipo de aperto…

“Então, e onde posso comprar as Nike Adapt Huarache?”

Essa é, na verdade, a pergunta de resposta mais difícil. Os Nike Adapt Huarache foram apresentados ao mundo a 13 de Setembro e já estão a chegar ao mercado norte-americano, onde custam 350 dólares – qualquer coisa como 318 euros. Resta agora aguardar para ver quando é que chegam ao Velho Continente… e com que preço.