A japonesa Mariko Yugeta alcançou um feito inédito: é a primeira mulher com 60 anos ou mais a correr uma Maratona Sub-3h00.

O Elixir da Juventude parece não ter fim. No Japão, mais concretamente na Maratona de Shimonoseki, no Japão, Mariko Yugeta tornou-se a primeira mulher com 60 anos ou mais a correr a Maratona em menos de 3h00, concretamente 2h59m15.

Ou seja, mais uma prova de que os limites do corpo humano estão bem longe do que muitos acreditavam, como comprovou recentemente Kipchoge, como comprovou agora Yugeta.

Recorde-se que, recentemente, em Viena, o queniano Elid Kipchoge correu a Maratona em menos de 2h00, algo que muitos acreditavam, até há bem pouco tempo, algo impossível de alcançar.

LEIA TAMBÉM
Kipchoge: «Espero que mais pessoas corram abaixo das 2h00»
Kipchoge ficou um mês em recuperação no ginásio após desafio Sub-2h00

Como curiosidade, refira-se que a melhor marca pessoal da atleta nipónica foi alcançado há três anos, ou seja, com 58 anos, mais precisamente 2h58m15.

Evidentemente que Yugeta tornou-se uma referência no Japão, sendo alvo de várias matérias na comunicação social. No vídeo abaixo, a japonesa mostra parte da sua rotina, como os treinos na pista de Atletismo de Kawagoe, em Saitama.

No mesmo podemos ver como Mariko Yugeta, a primeira mulher com mais de 60 anos a correr uma Maratona Sub-3h00, não se importa de dar alguns conselhos a atletas mais novos, que, por sua vez, demonstram um enorme respeito pela atleta, absorvendo as suas palavras.

«Não alcancei ainda os meus objetivos», garante a japonesa, a primeira mulher com 60 anos ou mais a correr a Maratona em menos de 3h00.

LEIA TAMBÉM
A importância do café no nosso rendimento na corrida
Mo Farah regressa às pistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Valência sonha com o recorde do mundo dos 10 km

O anterior registo mundial estava na posse da australiana Bernadine Portenski, que, em 2010, na Maratona de Gold Coast, correu a distância em 3h01m30