Rob Sparkes, de 31 anos, chegou a pesar cerca de 200 kg quando decidiu mudar de vida para poder brincar com os filhos. Tornou-se maratonista e agora sonha em correr uma Ultra…

«Antes não conseguia subir umas escadas sem ficar sem fôlego», recordou à imprensa britânica Rob Sparkes, funcionário na Weston-Super-Mare. Com 200 kg e sem conseguir brincar com os filhos, o inglês resolveu mudar de vida e é um exemplo para milhões de pessoas, já que, em cerca de 15 meses, alterou por completo os seus hábitos alimentares, começou a correr e perdeu… 103 quilos (hoje pesa cerca de 93 quilos).

Rob Sparkes revelou ainda que chegava a comer 6.000 calorias por dia, além de viver um estilo de completamente sedentário.

O seu dia típico era um pão com bacon no pequeno-almoço, um hambúrguer com batatas fritas ao almoço, mais batatas fitas e chocolate quente ao lanche, uma piza gigante ao jantar e, com a televisão, pipoca como companhia. Bebia ainda 2 litros de Coca-cola… por dia.

«O máximo que andava era do trabalho até o supermercado para comprar comida (…) Esse modo de vida acabou por se tornar numa rotina

Evidentemente que Rob Sparkes começou a ter problemas nas articulações, mas também um quadro clínico de diabete bastante perigoso. Ao mesmo tempo, nasceu o seu segundo filho, que acabou por ser a principal razão para alterar por completo a sua vida, pois tinha medo de não poder brincar com ele e acompanhar o seu crescimento.

Começou então a alterar os seus hábitos alimentares e a correr em março de 2020 através de uma aplicação, mas depois acabou por se juntar a um clube de corrida. Cinco dias antes do Natal, correu a sua primeira Maratona.

LEIA TAMBÉM
O comparativo dos 100 km de Jim Walmsley e Nao Kazami

«Sem provas devido à Covid-19, o meu grupo de corrida organizou uma Maratona própria. Na meta estavam a minha mulher e os meus filhos, algo realmente incrível. Terminei a prova em 5h24.»

Concluiu ainda o Yorkshire Three Peaks Challenge, uma caminhada de 40 quilímetros até os três picos mais altos de Yorkshire. «Foram 9h30. Consegui reunir 1500 euros para a Alzheimer Society.” 

Este ano, o funcionário na Weston-Super-Mare tem agendadas quatro maratonas. Aos fins-de-semana, procura correr pelo menos uma Meia-maratona para manter a forma. Mas Rob Sparkes pensa mais alto e espera correr a sua primeira Ultramaratona, concretamente uma corrida de 80 quilómetros, em 2022.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.