A revista YogaFit apresentou no seu primeiro número um artigo sobre os benefícios da Yoga na corrida. Felizmente, com os anos, já são muitos os corredores que conciliam os seus treinos com esta modalidade.

O Yoga, que significa união, é uma filosofia prática que conduz ao autoconhecimento e à expansão da consciência. Quando trazemos a atenção para o corpo e sentimos cada músculo solicitado, mantendo a respiração nasal, ritmada e fluída conseguimos alcançar níveis mais profundos de desenvolvimento.

É a partir daí que flui a consciência, no momento em que estamos completamente entregues ao aqui e agora, integrando corpo físico, energético, emocional e mental. Capacidades que se desenvolvem desta forma como a força, flexibilidade e equilíbrio estendem-se para além da componente física, alcançando uma dimensão também emocional e mental, manifestando-se em capacidades como um maior poder de concentração, motivação, autoconfiança, gestão das emoções e stress, maior vitalidade, entre outros.

Desta forma percebe-se que a prática de yoga pode potencializar um indivíduo em várias dimensões da sua vida, conduzindo-o a uma alta performance, inclusive na corrida, tornando-o um corredor mais confiante, eficiente e com melhores resultados.

É muito importante referir que as posições devem ser compensadas, sempre que efetuar para um lado, deve fazer de igual forma para o outro. A permanência deverá ser máxima dentro do bom senso, aumentando à medida que for desenvolvendo na prática, de forma progressiva e gradual.

A respiração deve estar consciente, profunda, nasal e com ritmo. As posições devem ser firmes, confortáveis, estéticas, conscientes e executadas com máxima entrega, só assim se tornarão asanas (posições do yoga).

Na sexta-feira, não perca mais quatro exercícios para fazermos no nosso treino.