Hermano Ferreira revela como foi a véspera da Meia-maratona de Lisboa, onde foi o melhor português da corrida no passado domingo.

Hermano Ferreira revela-nos que pretendia correr a Meia-maratona de Lisboa em 1h03/1h04, «os treinos davam essa indicação», refere.

«Parti com esse objetivo, sabendo no entanto desde o início que iria ter um obstáculo muito difícil de ultrapassar, o vento

Todavia, e com a meta de 1h03/1h04 na mente, Hermano Ferreira (veja aqui os segredos para correr do melhor modo a Meia-maratona de Lisboa) resolveu atacar de imediato, correndo para a marca logo na parte inicial.

«Mas sabia que, com o decorrer dos quilómetros, iria sofrer um desgaste maior por causa do vento.»

Um «desgaste maior» por fazer grande parte da prova em solitário, já que jamais encontrou um companheiro de corrida com o seu ritmo. Se os africanos imprimiam um pace mais rápido, nenhum português conseguiu acompanhar as suas passadas.

«Foi um trabalho psicológico que tive de adotar com o decorrer do percurso, visto que, com os quilómetros, verifiquei que não iria conseguir alcançar a marca pretendida, embora fosse possível uma marca muito próxima. E foi isso que aconteceu.»

Concretamente, 1h05m56. «Perante as adversidades», refere, «foi uma prova muito positiva».

Recorde-se que Hermano Ferreira correu a Meia-maratona de Lisboa como preparação para o seu principal objetivo da temporada, a Maratona de Valência, onde procurará obter o passaporte para Tóquio, local dos próximos Jogos Olímpicos, no próximo ano.

A preparação de Hermano Ferreira na véspera da Meia-maratona de Lisboa

Como curiosidade, pedimos ao atleta português para revelar como foi a véspera da Meia-maratona de Lisboa, qual são os seus hábitos antes de uma prova de longa distância (veja aqui o que um atleta deve ter para ser um bom corredor). Esta é a sua agenda em 10 passos:

  • Levantar-me à mesma hora do dia da prova, concretamente 7h00
  • Tomar o pequeno-almoço habitual, sem alterações
  • Relaxar um pouco antes do treino
  • Treinar na hora da competição
  • Hidratar bem durante o dia, beber muita água
  • Almoçar um bife grelhado com massa
  • Descansar no período da tarde, uma sesta é o ideal
  • Dar uma caminhada ao final do dia
  • Jantar bife de frango e arroz
  • Por volta das 21h45, deitar tendo em vista o pleno descanso, já que, no dia seguinte, finalmente chegou o dia da prova, após vários meses de treinos específicos para aquele momento

FOTOS: Facebook

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