Embora sendo um palco excelente para adicionar variedade no treino, a verdade é que a pista pode ser intimidante, em particular para os atletas pouco experientes. Se este é o seu caso, experimente estes exercícios para que o seu treino se torne mais veloz e divertido!

Concebidos com o objetivo de introduzir um pouco mais de velocidade no seu treino sem contudo exagerar no volume, estes exercícios são tão simples quanto parecem: basicamente trata-se de correr nas retas a um ritmo mais rápido e diminuir a velocidade nas curvas.

Assim, numa pista típica de 400m, tal significa que fará 100m de corrida rápida, seguidos de 100m de recuperação.

LEIA TAMBÉM
As regras básicas para não fazer má figura na pista

Embora possa repetir este esquema quantas vezes quiser, um bom ponto de partida é fazer seis a oito repetições, sendo que este exercício também funciona bem como trote, de forma a sacudir as pernas depois de uma corrida fácil.

Aqui ficam exemplos de como adaptar estes treinos:

  • 1:1
    1:1 significa, simplesmente, que o intervalo de trabalho e o intervalo de descanso deverão ser iguais. Para realizar este exercício, escolha a distância que pretende correr (200m, 300m e 400m funcionam muito bem neste formato) e, em seguida, faça a mesma distância no seu intervalo de recuperação.
    Por exemplo, se escolher 200m (que é uma curva e uma reta de uma pista de 400m), deverá correr de forma intensa 200m, realizando em seguida 200m com menos intensidade, repetindo a sequência.
    Caso necessite, também pode usar a primeira parte do descanso para caminhar e, assim, recuperar o fôlego. Idealmente, deverá repetir este esquema entre seis a oito vezes, até completar o treino
  • Escadas
    Uma escada é uma maneira divertida de evitar que o seu treino intervalado se torne demasiado monótono.
    A ideia aqui é que comece com um intervalo mais curto, aumentando progressivamente cada intervalo (subindo a escada) antes de começar a descer para terminar novamente com o intervalo mais curto.
    Por exemplo: , começa com um intervalo de 100m, depois corre 200m, 300m, 400m, 300m, 200m e 100m.
    O descanso entre cada intervalo deve ser igual à distância percorrida no intervalo anterior, ou seja, o intervalo de 100m deve ser seguido de uma recuperação de corrida de 100m; o de 200m deve ser seguido de uma recuperação de corrida de 200m; e assim por diante
  • Passagem de testemunho
    Este é um treino divertido para fazer com um ou dois amigos. Para levar a cabo este exercício, arranje algo que possa funcionar como bastão e, com este, vão revezando-se no realizar de intervalos.
    Por exemplo: um dos corredores começa a correr os 400m (uma volta à pista) e depois entrega o bastão ao próximo, que também corre 400m. O descanso dura o tempo que o atleta que o antecede demorar a dar a volta à pista.
    Também é possível escolher qualquer distância para realizar este exercício, embora seja mais fácil optar por distâncias que permitam que chegue ao ponto de partida, como os 400m e 800m