O abacate é uma das frutas do momento. Por isso, introduzir ele na nossa dieta é quase uma obrigação, ainda mais para o corredor. Se não é um grande admirador desta fruta, faça um smoothie, que sempre pode disfarçar o seu sabor.

No livro «As Manhãs da Leonor – Pequenos-almoços e snacks saudáveis, rápidos e caseiros», da atriz Leonor Seixas e da health coach Sara Marques dos Santos e editado pela Esfera dos Livros, podemos encontrar a receita «Smoothie de Taça de Abacate», apenas uma das sete dezenas de receitas que apresenta a obra, que oferece ao leitor uma série de soluções rápidas e nutrientes para o nosso dia-a-dia.

Recorde-se que o abacate é a única fruta que contém todas as vitaminas (A, B, C, D e E ) em conjunto, sendo rica em sais minerais e hidratos de carbono. Basicamente constituída por ácidos gordos não-saturados, concentra apenas 70% de água na sua composição.

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É portanto uma fruta completa, uma incomparável fonte energética, com alto valor calórico e alimentício. A sua gordura é de fácil assimilação pelo organismo e não traz praticamente nenhum malefício.

Na hora de comprar, prefira os mais pesados e firmes. Na hora de consumir, o ideal são os amadurecidos.

SMOOTHIE DE TAÇA DE ABACATE

Ingredientes
½ abacate
1 banana da Madeira cortada em pedaços
1 mão-cheia de folhas de espinafres ou agrião
algumas gotas de limão
½ cháv. de água de coco ou água

Preparação
Coloque todos os ingredientes na liquidificadora e bata até ficar cremoso.
Pode utilizar a sua Bimby®, programe 1min/vel 9.
De seguida deite numa taça.
Adicione muesli e delicie-se de imediato.

Dica saudável
Sempre que utilizar espinafres crus, junte algumas gotas de sumo de limão para melhorar a absorção do ferro