Jorge Dias Adidas

Está a começar a correr? Quer recomeçar depois de um longo período de paragem? Então, o melhor mesmo é saber que tipo de sapatilhas deve escolher para esta nova etapa através dos conselhos do especialista em calçado desportivo na categoria de Running com quem falámos.

Coach de uma maiores marcas mundiais de calçado desportivo, a Adidas, Ângelo Dias é também um especialista em calçado desportivo na categoria de running (saboa que a corrida e a cerveja são compatíveis?). Sendo, por isso, a melhor pessoa para aconselhá-lo no momento de escolher as sapatilhas com que vai começar a correr.

«Para quem está a começar, para quem está parado há muito tempo, para quem, eventualmente, até sente um qualquer desconforto articular na coluna, o que eu aconselho sempre é amortecimento», afirma este especialista.

Quanto à forma como isso se consegue numas sapatilhas, «precisamos de ter uma média sola com uma altura significativa que vai, por sua vez, proporcionar um amortecimento muito grande (…) É isso que essas pessoas precisam», sentencia.

E quanto aos atletas que querem melhorar o seu PACE?

Diferente, segundo o Coach da Adidas, é o caso daqueles atletas que já estão numa outra fase, em que aquilo que pretendem é melhorar o seu PACE – ritmo por km. Atletas que já levam o treinos e as corridas mais a sério e que, em muitos casos, dão importância à nutrição e juntam todas as características de um treino desportivo no sentido de melhorar a sua performance.

«Estas pessoas, que têm um PACE mais rápido, têm também necessidades diferentes [em termos de sapatilhas]», garante Ângelo Dias.

LEIA TAMBÉM
Maratona: 100 gramas a mais nas sapatilhas prejudica o rendimento

«Já não precisam de tanto suporte, de tanta estrutura, pelo que eu aconselho às pessoas que estão a entrar num ritmo mais elevado, por exemplo, a rondar os 4m30/km, no caso da Adidas, as AdiZero Boston 8“.

Porquê? «Porque, quem já tem um PACE a rondar os 4m30/km, já não vai entrar tanto de calcanhar, de forma tão pronunciada e agressiva». Assim, e segundo o nosso especialista, já não é necessário ter uma sapatilha com tanto amortecimento.

Vídeo no Youtube do Corredores Anónimos

Quer saber mais? Veja este e outros vídeos (não só os de Ângelo Dias) no Youtube. Subscreva o nosso canal e temos a certeza de que ficará mais informado, não apenas sobre sapatilhas, mas também sobre muitos outros temas relacionados com a corrida.

Nós, pelo menos, ficámos!…