Correr à chuva

Ao contrário do que possa pensar, a escolha de umas sapatilhas para correr não se deve limitar à cor ou ao design, muito pelo contrário! Decidimos deixar-lhe aqui algumas dicas sobre tudo o que deve ter em atenção no momento de comprar as suas novas sapatilhas de corrida!

Hoje em dia produto com uma oferta quase infindável, as sapatilhas de corrida devem ser alvo de um cuidado e atento processo de escolha. Aliás, bem mais apurado até que as simples sapatilhas para o dia a dia!

Com tantas marcas e tipos de sapatilhas disponíveis no mercado, é importante que a escolha seja orientada no sentido de encontrar e garantir aquelas que não só vestem melhor os nossos pés, mas também melhor correspondem àquilo que com elas queremos fazer.

LEIA TAMBÉM
Correr descalço ou com sapatilhas, qual o mais seguro?

Assim, e embora assumindo que a sapatilha perfeita não existe, o American College of Sports Medicine (ACSM), organismo médico cuja competência é reconhecida mundialmente, decidiu elaborar há tempo um documento com algumas recomendações sobre a forma de escolher as sapatilhas adequadas para correr.

Recorrendo não somente a investigações, mas também ao estudo de lesões já padronizadas, o ACSM conclui com a elaboração de algumas caraterísticas mais gerais que podem ser aplicadas no momento de escolher o melhor, mais seguro e mais confortável calçado para correr.

De resto, e como ponto de partida, o princípio de que a sapatilha de corrida deve proteger o pé de lesões sem que isso signifique garantir uma amortização excessiva ou demasiado suporte adicional no arco plantar, assumindo-se, sim, como o complemento de um pé forte, em que a escolha é feita em função de aspetos como o material de fabrico, o peso e o drop (basicamente, a inclinação, que vai da zona do calcanhar até à biqueira).

Mas vamos aos esclarecimentos:

  • Quais as caraterísticas que uma sapatilha de corrida adequada deve ter?
    – O drop deve ser mínimo (ou até inexistente), já que as sapatilhas com um drop até 6 mm são as que melhor permitem ao pé tolerar sem grandes dificuldades toda e qualquer tipo de passada
    – Devem ser neutras, ou seja, não devem conter elementos de controlo do movimento ou estabilidade que interfiram com o movimento natural do pé ao suportar o peso do corpo
    – Devem ser leves, o que significa que, num homem que calce 41, devem pesar no máximo 285 gramas, ao passo que, numa mulher com pé 38, não devem ultrapassar as 226 gramas
  • Onde devo comprar as sapatilhas de corrida?
    – Mais do que estarmos aqui a indicar a loja A ou B, a nossa recomendação é que fale com amigos e conhecidos que também correm, com o seu treinador ou até mesmo com um qualquer clube de corrida. Eles serão, à partida, os mais conhecedores das lojas e vendedores mais capacitados na sua zona, de forma a aconselhá-lo no momento de escolher as suas sapatilhas de corrida.

[CONTINUA…]