Susana Costa destacou a importância do sono no seu rendimento, algumas das suas regras de ouro, hábitos que fazem com que tenha uma noite de… sonho.

A nova campanha da Philips, em parceria com a Associação Portuguesa do Sono, revela 9 regras de ouro para dormirmos bem. Denominada Bons Sonhos, esta iniciativa procura consciencializar a sociedade sobre a importância do sono na saúde diária das pessoas e de como o mesmo afeta o desenvolvimento da vida quotidiana.  

Destas 9 regras, Susana Costa segue à risca algumas delas, como revelou ao nosso site.

As 9 regras de ouro são as seguintes:

  • Tenha uma dieta saudável. Em particular, não fume, não ingira álcool ou cafeina nas quatro horas anteriores ao início do sono
  • Ter um horário regular de deitar e acordar
  • Utilize uma cama a 30 cm de chão e um colchão com uma espessura de pelo menos 30 cm. A temperatura no quarto deve situar-se entre os 18-20 graus C. O ambiente deve ser silencioso e escuro
  • Não leve problemas para a cama. Registe (em papel, por exemplo) o que não fez hoje; resolve amanhã
  • Se tem por hábito dormir a sesta após o almoço não ultrapasse os 20 minutos. Sestas no sofá depois do jantar são proibidas
  • A atividade física regular moderada ao início da manhã ou ao fi­nal da tarde é recomendada. Pelo contrário, o exercício vigoroso nas horas que antecedem o adormecer perturba
  • Procure imediatamente a exposição solar. A luz da manhã tem propriedades (radiação azul) que o prepara para um dia ativo
  • A hora de acordar deve ser a mesma todos os dias. Ao fi­m de semana, se necessário, durma não mais do que uma hora do que o habitual
  • O anoitecer induz a produção de melatonina que promove o sono. Esta hormona é inibida pela luz dos “LED”, presentes nas lâmpadas modernas, nos televisores, nos telemóveis e “tablets”. É obrigatório evitar todos estes dispositivos antes de deitar

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