Está a começar a correr? Recordamos-lhe alguns dos problemas mais comuns, que quaquer iniciante na corrida enfrenta logo nas primeiras corridas. Conheça-os também para que consiga fugir das lesões.

Peso, estilo de corrida e resistência. Eis três das dificuldades com que a grande maioria dos iniciantes se debate a partir do momento em que decide fazer da corrida o seu desporto.

No entanto, existe uma forma correta de lidar com estes problemas. Conheça qual é…

  • PESO
    Este é um dos problemas com que muitos atletas se debate quando decide começar a correr. Mesmo quando o objectivo da corrida é perder peso, é importante que não mude bruscamente os seus hábitos alimentares ou as quantidades de alimentos que consome. Não se esqueça que, mesmo que ganhe um pouco de peso com o início da corrida, tal pode dever-se ao facto de estar a queimar gordura ao mesmo tempo que está a ganhar músculo e este pesar mais do que a matéria gorda. Portanto, se quer perder peso, a recomendação é combinar treinos longos e lentos durante pelo menos uma hora com treinos mais curtos e rápidos. O ideal é fazer alterações de ritmo. Por exemplo, durante 30 minutos, fazer um minuto lento seguido de um minuto rápido.

LEIA TAMBÉM
Quer perder peso? A solução chama-se treino intervalado!

  • ESTILO
    Embora cada corredor tenha o seu próprio estilo a correr, resultado também da sua estrutura óssea e do tipo de curvatura da coluna, o que condiciona o tipo de passada deve sempre tentar ser eficiente na sua corrida, procurando economizar ao máximo a energia despendida em cada passada. Procure também correr ereto, procurando igualmente que a passada não seja demasiado lenta e procurando o apoio das mãos, nomeadamente não as levar mortas ao longo do corpo, mas ativas. Por exemplo, fazendo-as roçar a ponta dos dedos na parte de baixo dos calções. Ainda quanto à passada, utilize um cronómetro e tente fazer com que o pé apoie no chão 180 vezes por minuto ou 60 vezes a cada 20 segundos. Finalmente, corra de forma relaxada. Se perceber que está a correr com os punhos fechados, então significa que está com problemas de tensão
  • RESISTÊNCIA
    Aspeto que depende igualmente da sua morfologia no caso dos corredores com mais fibras rápidas, devem procurar melhorar a sua capacidade e potência aeróbica, nomeadamente não tendo pressa na evolução, começando de forma suave e evoluindo lentamente até conseguir um ritmo adequado que lhe permita sentir-se cómodo (por exemplo, conseguir falar enquanto corre). Procure fazer corridas de rodagem de 1 hora com progressão leve, ao passo que, nas corridas mais longas, pode ir acelerando gradualmente, por exemplo, através de uma divisão da corrida que pretende fazer em três partes, com base nas quais deverá fazer a progressão. Realize, também, corridas de rodagem em percursos que incluam subidas e descidas.