Renegado por muitos corredores, o treino mental é tão o mais importante que a nutrição, por exemplo. Ansiedade, visualização da prova, objetivos, etc. São vários os motivos para olharmos com mais cuidado para esta área específica do Mundo da Corrida, uma área primordial para os atletas.

Jorge Boim, Sports Mental Coach na Hypno Coaching, não tem dúvidas em afirmar que a estratégia mental para o corredor é «de extrema importância» na obtenção dos objetivos dos atletas, «tão importante como o treino físico ou a alimentação».

É verdade que hoje há uma abertura maior dos corredores para esta temática, mas também é verdade que a estratégia mental ainda não é olhada por parte dos atletas como mais um elemento do treino, relegando para segundo plano o treino mental, um treino que deve ser contínuo e não apenas para uma determinada corrida.

Tudo devido a corrida apresentar um sem número de variáveis, como o percurso, o tempo que pretendemos alcançar, as condições climatéricas do dia da prova, etc. Ou seja, cada prova necessita de um olhar diferente e, portanto, distinto.

LEIA TAMBÉM
Ouça os outros podcasts

«As condicionantes são diferentes de competição para competição», defende o Sports Mental Coach da Hypno Coaching, cada competição deve ter a sua preparação específica. Por isso que o treino mental deve ser “prolongado” ao longo de todo o ano de preparação do corredor.

Jorge Boim refere que replicar um treino mental específico para uma prova em outras competições é um dos erros mais frequentes do corredor, já que as particularidades de uma corrida não são as mesmas de outras.

«As competições são diferentes, logo, as exigências são diferentes

No podcast Jorge Boim revela uma das estratégias mais comuns no treino mental: a visualização.

«A visualização de uma prova depende da forma como encaramos o Mundo», ressalta.

O Sports Mental Coach da Hypno Coaching refere que, no treino mental, os corredores apresentam as suas “queixas” (falta de motivação, ansiedade, recorde pessoal, etc.) e o especialista avalia a melhor maneira de responder a esse problema.

«No caso das ansiedades, por exemplo, oferecemos técnicas que o corredor pode utilizar para acalmar ou relaxar antes das competições.»

Portanto, escolha a sua plataforma, aperte o play e ouça o podcast sobre a importância do treino mental.

Eu quero escutar pelo Spotify
Eu quero escutar pelo Google Podcast
Eu quero escutar pelo Anchor
Eu quero ver no Youtube
Eu quero ver todos os vídeos do Youtube

LEIA TAMBÉM