O fartlek é um dos métodos de treino mais desconhecidos do Mundo da Corrida. Muitos acreditam inclusive que fartlek e série são sinónimo. O treinador de Atletismo, Fernando Alves, esclarece neste podcast todas as dúvidas.

O que é o Farlek? Esta é uma pergunta normal e natural no Mundo da Corrida, uma dúvida que atormenta milhares de corredores. No entanto, seja por distância, por tempo ou pela simetria do terreno, este método de treino deve ser incorporado ao treino de todo o corredor, principalmente no início da sua preparação.

Por exemplo, o fartlek é primordial para a preparação para as séries. Séries que não são fartleks, como muitos imaginam, erradamente.

Treinador de Atletismo e profissional do Centro de Marcha e Corrida de Odivelas, Fernando Alves explica através de exemplos práticos alguns dos treinos que podemos fazer com o fartlek, exemplos que esclarecem a diferença entre este método e as séries.

O nosso especialista defende também que o fartlek deve ser realizado ao longo da temporada, ainda mais por servir de base para as séries. «Deve fazer parte do plano dos corredores amadores, o que, infelizmente, não é a norma na preparação», refere.

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Como tudo na vida, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens do fartlek. No entanto, e para evitar o pior, é necessário conhecer o nosso corpo, adaptando este método às nossas capacidades. Tudo para evitar a fadiga.

Para isso, é importante «brincar» com o fartlek, fazendo com que o trabalho árduo do treino seja apaziguado, embora sem que o objetivo do mesmo seja colocado em causa, pelo contrário. «O fartlek, no fundo, é uma corrida jogada», defende Fernando Alves, «faz com que o treino não seja tão monótono».

Seja por tempo, por distância ou pelo próprio terreno em si, a verdade é que o fartlek proporciona uma variedade de opções para o corredor, que assim tem todas as possibilidades de melhorar a sua performance, fugindo ao habitual “jogging”.

Fernando Alves ressalta ainda que o fartlek é uma base para todos os treinos e que serve para todas as distâncias, dos 5 km até as Ultras-maratonas.

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