Tema recorrente no nosso podcast, o treino mental é um tema rico para os nossos corredores. Neste novo capítulo, o Sports Mental Coach da Hypno Coaching, Jorge Boim, recorda que, na corrida, «a dor muscular faz parte da prova, mas o sofrimento é uma escolha». E salienta ainda a secundarização da vertente emocional, que perde o seu espaço para a vertente científica.

Jorge Boim relembra no podcast que o treino mental deve ser individualizado para cada indivíduo mas também para cada distância, oferecendo um exemplo entre um maratonista e um velocista, as diferenças entre o que pretende de um e de outro na obtenção dos objetivos de cada atleta.

E a verdade é que o maratonista normalmente acaba por focar em algo que não é o correto, muito pelo contrário…

«Uma cabeça sem pernas leva-te mais longe do que umas pernas sem cabeça», defende ainda o Sports Mental Coach da Hypno Coaching. «Mentalmente, o atleta comum começa a pensar na Maratona cerca de 15 dias antes e isso é curto», defende o especialista, que acredita que uma das principais dificuldades dos corredores é a gestão das suas emoções/sensações, seja na Maratona como nas provas mais curtas.

Jorge Boim refere inclusive no podcast que conhece muitos exemplos de corredores que estavam preparados fisicamente para a Maratona, mas falharam precisamente no treino mental, o que acabou por deitar abaixo toda a preparação, precisamente no ansiado dia.

LEIA TAMBÉM
Ouça os outros podcasts

A verdade é que, habitualmente, o treino mental não é olhado com cuidado pelo corredor.

«E, quando olham, olham a sua relação com o treinador (…) É o treinador que ajuda na parte motivacional ou na gestão da prova, uma espécie de treinador faz-tudo

Uma posição que não é benéfica para o corredor…

Jorge Boim aborda ainda outra questão que assola os corredores nos dias de hoje: a sobreposição da vertente científica sobre a vertente emocional. «A parte emocional é uma necessidade do ser humano, nós precisamos dessa estabilidade emocional», recorda o especialista da Sports Mental Coach da Hypno Coaching. «Nós precisamos dessa estabilidade emocional.»

Eu quero escutar pelo Spotify
Eu quero escutar pelo Google Podcast
Eu quero escutar pelo Anchor
Eu quero ver no Youtube
Eu quero ver todos os vídeos do Youtube