Objetivo muito frequente entre os corredores amadores, a perda de peso pode tornar-se mais eficaz se o exercício for feito em determinadas alturas do dia.

Apontada vulgarmente como um dos objetivos de quem começa a correr, a perda de peso pode acontecer de forma mais rápida e percetível se conjugados vários fatores para além do simples ato de correr. Até porque todos nós fazemo-lo de forma diferente.

Assim, e tendo esta certeza bem presente, enumeramos alguns aspetos biológicos que fazem com que percamos peso de forma mais lenta:

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  • Um gasto energético diário menor do que aquilo que ingere
  • Uma menor taxa metabólica de repouso que leva a um menor gasto de energia
  • Estar a comer mais para compensar o facto de estar a fazer exercício ou longos períodos de jejum
  • Uma composição corporal mais franzina, que faz com que não tenha tantos músculos a necessitarem de ser alimentados
  • Composição genética mais propensa a reter gorduras
  • Respostas biológicas e hormonais mais lentas

Resumindo: nem sempre o exercício que faz alguém perder peso funciona em outra pessoa.

A associação entre perda de peso, exercício e a hora do dia

Assumida a realidade atrás descrita, vale agora a pena recordar um estudo publicado na revista Nature em que é salientada a associação entre exercício e altura do dia na perda de peso e os componentes do balanço energético.

Neste estudo, adultos com excesso de peso, obesos e fisicamente inativos participaram num estudo que consistia num conjunto de exercícios supervisionados. Sendo que a diferença era que alguns dos participantes realizavam-nos pela manhã, entre as 7h00 e 11h59, ao passo que outros faziam os exercícios à tarde entre as 15h00 e as 19h00.

Após 10 meses sob análise, foi calculada a perda de peso geral dos participantes, tendo-se descoberto que a perda de peso era maior nas primeiras horas da manhã do que à noite.

Dito de outra forma: as pessoas que seguiram um regime de exercícios matinais perderam significativamente mais peso.

Estes resultados podem demonstrar assim que a altura do dia a que faz o exercício também pode ser importante para a perda ou controle de peso.