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O nosso especialista Belino Coelho, diretor técnico da Elite Assessoria Esportiva, do Brasil, responsável pelo treino e orientação de mais de 150 atletas, vai oferecer hoje e ao longo das próximas três semanas 42 conselhos para correr os 42 km da Maratona. Os restantes 195 metros para concluir a prova dependerá apenas de si, CORREDOR ANÓNIMO…

 

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1. Antes de correr uma Maratona, adquira primeiramente uma boa base de treinamento correndo provas menores como as de 5 e 10 km. Vá avançando gradativamente para as provas maiores, como por exemplo a Meia-maratona. Isso garantirá uma maior longevidade dentro das corridas.

2. A longo prazo estabeleça como objetivo a participação em Maratonas, caso ainda seja iniciante na modalidade.

3. O mais difícil de correr uma maratona não é a prova em si, mas os treinamentos. Sendo assim, tenha paciência, disciplina e dedique-se.

4. Planeje o seu treinamento para que você tenha controle sobre as cargas de treino (volume e intensidade) e consiga atingir o ápice da forma no tempo correto, minimizando ao mesmo tempo as chances de lesões.

5. Antes da Maratona, participe de provas de 5 km, 10 km, 15 km, Meia-maratona e até 30 km para colocar em prática tudo aquilo que adquiriu no treinamento. Testar estratégias, avaliar se o treinamento está a gerar resultados, ganhar ritmo de competição e confiança é essencial para o dia da Maratona.

6. De atenção especial à alimentação para que a recuperação, assimilação do treinamento e o rendimento não sejam prejudicados com o avançar dos treinos.

7. Procure dormir e descansar o quanto for necessário para que o seu organismo assimile os estímulos oriundos dos treinamentos e provoque o aumento da sua condição física.

8. Faça musculação trabalhando especificamente Força, principalmente dos “membros inferiores”, ou seja, pouca repetição e muita carga. Esse trabalho, no entanto, deve ser conciliado com o trabalho de corrida para que o resultado seja satisfatório.

9. Utilize um calçado correto e específico para o seu tipo de pé e pisada. Jamais use um tênis novo no dia da Maratona.

10. Se for correr uma Maratona fora do país, leve na bagagem de mão as vestimentas e o calçado que você irá usar no dia da prova.

 

Se tiver dúvidas ou sugestões de artigos, escreva para o meu mail, abaixo indicado:

  1. Este texto é escrito em português do Brasil
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