Encarados como elementos motivadores, os mantras de corrida são, não raras vezes, a força psicológica que nos leva a ir mais longe e mais rápido. Aprenda a criar os seus.

Comecemos pela definição: um mantra para a corrida é, basicamente, um conjunto de palavras escolhidas corretamente e que depois são recitadas repetidamente durante o exercício.

Segundo os especialistas, existem dois tipos de mantras de corrida: os motivacionais e os instrutivos. Os primeiros recorrem a palavras positivas e encorajadoras, ao passo que os segundos são como uma espécie de treinador pessoal, que utiliza frases diretas como, por exemplo, «mantenha-se leve e relaxado».

Tendo estes princípios em mente, pode então fazer os seus próprios mantras seguindo três regras muito simples:

  • Aplique sempre o pronome pessoal  ‘Tu’
    Estudos recentes defendem que o pronome pessoal ‘Tu’ é mais poderoso que o ‘Eu’, pelo que opte sempre pelo “Segue em frente!” ao invés do “Tenho de seguir em frente”.

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  • Seja curto
    Acredite que não vai sentir-se bem ao ter de fazer um esforço para conseguir lembrar-se de toda uma frase enquanto corre. Isto porque correr já é um esforço grande sem ter de memorizar um monólogo. Já um mantra curto atua como a batida constante e ritmada de um tambor, sincronizando os seus passos com as suas palavras
  • Torne-o forte
    Use palavras fortes de forma a tornar o seu mantra encorajador, revigorante, memorável. Utilize, por exemplo, palavras como «rápido», «sem esforço» ou «suave», já que um mantra de sucesso não tem que conter afirmações inteligentes, inovadoras ou originais. Simplesmente tem de funcionar consigo!

A importância de praticar

Uma vez elaborados os seus mantras, não se esqueça de praticá-los e treiná-los, pois só assim poderá descobrir aquele que funcionam melhor consigo.

Uma vez encontrados, aponte-os e continue a treiná-los, apurando-os de forma a que se tornem cada vez mais específicos, nomeadamente para determinadas situações.

Enquanto não os conseguir memorizar, pode por exemplo escrevê-los no braço ou noutro local que mantenha consigo durante a corrida.

Alguns exemplos

Até porque os mantras não têm de ser originais, mas tão-só funcionar bem para o leitor, deixamos-lhe aqui com ajuda dos nossos companheiros do Sheebes.com alguns exemplos:

Os melhores mantras para correr rápido
“Leve, rápido, forte”
“Corre mais rápido. Empurra com força. Define-te” Deena Kastor
“Rápido e suave”
“Relaxa e mantém o ritmo” Sara Hall
“Voa rápido”
“Acorda”
“É hora de seguir em frente”
“Tu consegues”
“Treinaste para isso”
“Tens a velocidade necessária”

Os melhores mantras para correr em Trail
“Sê forte. Sê ousado”
“Subindo e descendo”
“Mais forte a cada passo”
“Impulso para a frente constante”
“Não tenhas medo”
“Estás a ficar mais forte e mais rápido”
“Faz”
“És mais forte do que esta colina”
“Mantém-te solto”
“Nasceste para isto”

Os melhores mantras para quando está prestes a desistir
“Sê corajoso”
“Tu consegues”
“Quanto é que queres ter sucesso?” Matt Fitzgerald
“Um passo de cada vez”
“Vais conseguir”
“Vai fundo”
“Continua a aparecer” Des Linden
“Tu consegues fazer coisas difíceis”
“Frente é em frente”
“Imparável”

Os melhores mantras para o dia da corrida
“Respira com força. Expira a fraqueza” Amy Hastings
“A tua corrida. O teu ritmo”
“Modo Besta ativado”
“Foi para isto que vieste” Scott Jurek
“Mostra-te. Brilha. Esquece” Danielle LaPorte
“Execução a frio” Shalane Flanagan
“Estás focado e preparado”
“Estás pronto”
“Termina em força”
“Mantém-te consciente e controlado“