Keep-Calm-marathon

O nosso especialista Belino Coelho, diretor técnico da Elite Assessoria Esportiva, do Brasil, responsável pelo treino e orientação de mais de 150 atletas, revela-nos mais dez conselhos para correr os 42km195 da Maratona (leia aqui os dez primeiros “quilómetros”).

 

Partilhe pelos amigos e faça um LIKE na nossa página. Obrigado! 

 

11. Quando correr uma Maratona fora do país, verifique o fuso horário e planeje a sua chegada com antecedência para que o seu organismo assimile o novo fuso horário, caso queira ter um melhor rendimento.

12. Evite andar por várias horas e/ou dias que antecede uma Maratona porque ficará cansado e poderá comprometer o seu rendimento na prova, uma vez que não está acostumado a fazer isso no seu dia a dia.

13. Não mude nada dos seus hábitos na semana da prova para não ter surpresas negativas no dia da Maratona, principalmente em relação à alimentação.

14. Caso seja possível, programe para fazer um treino longo dentro de uma Maratona e corra como se estivesse correndo a prova que você escolheu. Caso haja necessidade, isso ajudará a evitar possíveis erros e permitirá que ajustes sejam feitos, tanto no treinamento quanto na estratégia que será utilizada no dia da prova.

15. Durante a Maratona somente coma ou beba aquilo que você se acostumou a ingerir durante os treinos. Evite principalmente os remédios, caso contrário corre-se o risco de comprometer negativamente a sua corrida.

16. Nos treinos para a Maratona inclua os treinos intervalados curtos e longos para que você melhore a sua resistência aeróbia. Sem esses estímulos você ficará mais lento e ainda pode perder alguma condição cardiorrespiratória. Dentro do treinamento é o trabalho anaeróbio que melhora o aeróbio e não o contrário.

17. Mesmo que a Maratona seja totalmente plana, é importante incluir treinos de rampa ( subidas curtas), para o desenvolvimento de força, e treinos de rodagem com subidas e descidas para melhorar a resistência de força. Estes tipos de trabalho, no período inicial do treinamento, poderão estar em maior volume; no período específico, apenas com um volume que permita a manutenção da força, ou seja, para que não haja a perda da força adquirida na etapa inicial. Isso garantirá uma corrida muito mais rápida, com mínimo esforço e economia de energia.

18. Não faça os longões em ritmo muito rápido. Esse é o maior erro que os maratonistas cometem porque acham que, correndo o longão mais rápido, o mesmo acontecerá na Maratona. Isso não vai acontecer! O ritmo mais lento estimulará o organismo a utilizar a gordura, a qual se encontra no tecido adiposo, como combustível principal e poupará a glicose, a qual tem um estoque limitado em nosso organismo. Com o tempo de treinamento, o seu organismo criará estoques de moléculas de gorduras na própria célula muscular e, nesse caso, o processo da geração de energia será mais rápida. Com isso, você também acabará correndo mais rápido. Mas atenção: existe um valor mínimo no qual o ritmo lento deve ser feito (se for abaixo você entrará em fadiga, por exemplo). Converse com o seu treinador que, fundamentado em testes ou na ergoespirometria, encontrará o seu ritmo ideal de treino.

19. Dentro do seu planejamento de treino para a Maratona é importante definir quais serão os períodos de descanso, com treinos leves para a recuperação, e quais provas serão importantes para serem utilizadas como competição ou avaliação.

20. Ouça o que o seu corpo diz. Se estiver muito cansado, não treine. O corpo cansado não consegue assimilar o treino e elevar a sua condição: é como tentar ler um livro estando com sono. A consequência dessa “teimosia” é mais cansaço (na leitura você nem se lembra do que leu e fica ainda com mais sono…). Em caso de dor ou de suspeita de que aquele treino poderá gerar uma lesão, aborte-o, principalmente se o mesmo for intenso ou longo. Deixe-o para fazer num outro dia, caso já esteja se sentindo melhor e sem dor.

Se tiver dúvidas ou sugestões de artigos, escreva para o meu mail, abaixo indicado:

  1. Este texto é escrito em português do Brasil
  2. Contatos:
    Mail: belino.coelho@eliteesportiva.com.br
    Telefone: +55 11 5518-3409