Em 2017, José Massuça foi o primeiro português a completar um dos desafios mais difíceis a nível mundial, concretamente a Epic5 Challenge, a mítica prova de ultra-resistência de triatlo que decorre no Havai: durante cinco dias seguidos, em cinco ilhas, os triatletas nadam 3,8 km, pedalam 180 km e correm uma Maratona (42,195 km). No total, 19 km de natação, 900 km de ciclismo e cerca de 210 km a corrida. Este foi um dos seus treinos…

Para além da preparação e treino, da necessária resistência para completar provas longas, é cada vez mais importante preparar também a capacidade física em termos de força explosiva. José Massuça revela que ela é fundamental nas provas de ultra endurance, em especial nas disciplinas multidesportivas.

«É fundamental incluir exercícios de potência no alinhamento do treino para, através desta preparação, conseguir obter o essencial equilíbrio entre força e resistência, o que fará com que eu consiga enfrentar esforços mais intensos e durante mais tempo, sendo que, igualmente, me permitirá estar mais sereno psicologicamente para fazer frente a obstáculos inesperados em que o uso da força é essencial, tanto nos percursos de estrada como no Trail, Swim-run ou BTT», revela José Massuça.

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Com a ajuda do Fitness Hutt, o vencedor do EPIC5 apresenta um conjunto de exercícios a que recorre frequentemente tendo em foco a força explosiva, exercícios que poderão ser integrados num plano de treino de força complementar ao treino de resistência.

A preparação física de José Massuça para o EPIC5 foi criada e realizada por Amâncio Santos.

Parte fundamental do treino: 12 repetições para cada exercício, 3 séries

BURPEE PULL UPS

BACK SQUAT 30KG

SQUAT NO BOSU COM LANÇAMENTO DE BOLA MEDICINAL 6KG

Publicamos hoje os três primeiros exercícios desta série. Amanhã, quinta-feira, dia 9 de janeiro, publicaremos a segunda parte. 

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