Com a chegada do Verão, torna-se vulgar assistir a corredores fazendo o seu treino de tronco nu. Mas será boa ideia correr sem camisola? Pois bem, dizemos-lhe por que não o deve fazer…

O mais provável é que todos nós já nos tenhamos deparado com esta dúvida: fará bem à saúde correr, em dias quentes, sem camisola?

Apesar dos benefícios mais previsíveis, como é o caso do bronzeado sem marcas ou até mesmo do bem-estar que se possa sentir, correr de tronco nu altera as condições ideais e efeitos pretendidos com a prática do exercício físico, os quais são, na realidade, mais facilmente alcançáveis através de uma correta escolha da roupa com que se faz desporto.

Mas, vamos por pontos!…

Como se comporta o nosso corpo, quando corremos?

Segundo explica o professor de fisiologia na Universidade do Oregon, Chris Minson, «o corpo tem uma capacidade limitada para armazenar energia térmica. Assim que o cérebro deteta que a temperatura do nosso corpo está a aumentar, despoleta duas respostas: a primeira passa por desviar mais fluxo sanguíneo para a região da pele, provocando a vasodilatação como forma de a preparar para o aumento da temperatura corporal; a segunda consiste em alertar os milhões de glândulas sudoriparas espalhadas pelo corpo de que é preciso evaporar toda a água através dos poros da pele como forma de manter controlada a temperatura. Sendo que, para conseguir eliminar todo esse excesso de temperatura corporal, o organismo precisa de muita energia».

LEIA TAMBÉM
Cuidados a ter com os pés no Verão

Na verdade, esse processo de evaporação é crucial, uma vez que é através da libertação do suor que o organismo consegue que a temperatura corporal não suba demasiado.

Aliás, a grande maioria dos corredores sabe que, mesmo no Verão, não é o calor que torna qualquer exercício físico ou corrida especialmente difícil, mas sim o nível de humidade.

Quanto mais humidade existir no ar, mais difícil será para o suor evaporar-se. Sendo que, nesse ambiente, «transformar-se-á em gotículas de suor», explica o médico e investigador que estuda o equilíbrio entre os líquidos e o desporto de resistência, Samuel N. Cheuvront.

Nessas condições, todo o calor produzido pelo organismo começará a acumular-se sem conseguir libertar-se, conduzindo a uma subida da temperatura corporal sem que o suor, que é a resposta do nosso corpo na tentativa de baixar a temperatura, possa realizar a sua tarefa.

E quais são os efeitos de correr sem camisola?

É certo que correr sem camisola tem as suas vantagens. A começar por uma maior sensação de frescura, comodidade e liberdade, em particular quando fazemos muitos quilómetros, momentos em que a camisola, já molhada pelo suor, parece fazer-nos sentir inclusivamente mais pesados.

Contudo, também tem as suas desvantagens. Desde logo, o facto de contribuir para um aumento da temperatura corporal pela maior sujeição ao Sol e ao calor, aumentando o risco de desidratação ou até mesmo de sofrer um forte golpe de calor.

Perante isto, correr com camisola não só ajudará na proteção contra os raios UV, como também levará a que o tecido absorva todo o suor que é libertado, contribuindo para baixar a temperatura corporal. Além de que, e no caso do vestuário especificamente de desporto, muito dele está desenhado para a nossa proteção, inclusive do Sol.

Então, que roupa desportiva devo usar no verão?

Face ao que já foi dito anteriormente, assim como às posições assumidas pelos especialistas, a utilização de uma camisola de desporto é algo que deverá estar sempre presente, já que não só contribuirá para que nos sintamos mais cómodos, como ajudará à libertação do suor.

Além destes atributos, uma camisola desportiva previne ainda quaisquer danos que se possa sofrer por ação do Sol, raspões ou feridas em caso de queda ou até mesmo ataques de insectos.

Assim, e sempre que decida ir correr no Verão, opte sempre por fazê-lo de camisola e, de preferência, com vestuário técnico transpirável, leve e cómodo. E isto mesmo nos dias em que faz muito calor!