Nos nossos dias, os exercícios de core para corredores é essencial, ainda mais neste tempo de pandemia. A rotina Core X, que consiste em 10 exercícios de 30 segundos cada um, trabalha os principais músculos utilizados durante a corrida pelo corredor.

Quem corre sabe da importância do core na performance, seja nos treinos mas, principalmente, nas provas que realizam ao longo do ano. No entanto, e paradoxalmente, a verdade é que são poucos os que se dedicam em pleno a trabalhar esta zona específica do nosso corpo, retardando deste modo o nosso pleno rendimento. Como é habitual, a falta de tempo serve de justificação para tudo…

Todavia, com a rotina Core X, a verdade é que já não há desculpas para não se trabalhar o core, pelo menos para dizer que não tem tempo para fazer os seus exercícios… Com este treino, são precisos apenas cinco minutos do nosso treino para podermos alcançar benefícios assinaláveis num curto espaço de tempo.

A corrida e a importância dos exercício de core para corredores
Os exercício de core para corredores tem como intuito melhorar a nossa perfomance

SÉRIE DE 10 EXERCÍCIOS DE 30 SEGUNDOS DE CORE PARA CORREDORES

Como podemos verificar em qualquer estudo científico sobre o tema, termos músculos fortes e resistentes do core favorecem uma postura correta das costas, fator fundamental na economia da corrida (evita-se, por exemplo, as exageradas curvas da coluna vertebral). Além do mais, permite uma maior amplitude do movimento da nossa passada, potencializando a mesma e obtendo deste modo uma melhor propulsão.

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Não podemos esquecer também que os músculos que compõem o core (os abdominais, o quadril e a zona baixa das costas) permitem sermos corredores mais estáveis, ao mesmo tempo que reduz o risco de lesões.

Esta singular rotina consiste em uma série de 10 exercícios, sendo 30 segundos para cada um. O ideal é a fazermos três vezes por semana. De preferência, após a corrida. Para os iniciantes, o ideal é reduzir a carga para 15 segundos.