Um batido de banana e café é ideal para os corredores que não têm tempo nem disposição para cozinhar de manhã ou ao longo do dia.

Um batido de café com banana, um dos clássicos dos corredores e que deve ser tomado entre 40 e 60 minutos antes do treino ou prova (ou, se não existir problemas gastronómicos, entre 20 e 30 minutos). Sim, antes dos 10 km, da Meia-maratona ou da Maratona…

No entanto, e evidentemente, este clássico dos desportistas não deve ser testado no dia da prova, ou seja, é necessário tomar o batido de café e banana durante os treinos, para assim evitar qualquer surpresa indesejada no dia da prova.

É mesmo muito importante testar como o nosso corpo reage a esta bomba energética, o que significa que JAMAIS a devemos tomar pela primeira vez no dia de uma prova, mesmo que seja uma numa curta distância.

No fundo, este batido de banana e café é uma espécie de pequeno-almoço concentrado do desportista, já que acumula carboidratos, proteínas, goduras, vitaminas e minerais, além da cafeína, que acrescenta um boost a esta impressionate receita, admirada por todos devido a sua simplicidade e eficácia, muito devido ao seu teor energizante, já que prolonga a resistência e atrasa a sempre indesejável sensação de fadiga.

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Uma última ressalva: a dose recomendada, 200 mg de café, deve ser enquadrada a cada corredor. Se é um atleta que não vive sem o café, pode aumentar a dose, por exemplo, para 300 mg.

Mas, se o café não é um ritual na sua vida, sugerimos diminuir a dose para 100 mg e analisar a reação do corpo. Ou seja, adequar a dose de café ao nosso organismo. Para quem não é adepto do café, pode sempre substituir por chá negro ou maca.

Ingredientes

  • Uma taça de café (200 mg)
  • Um iogurte natural
  • Uma banana

Preparação

  • Cortar a banana em pequenos pedaços
  • Jogar todos os ingredientes no liquidificador
  • Parar quando tivermos um líquido cremoso

Opção

  • Juntar uma colher de sopa de mel ou uma colher de café de canela

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