running

Se até há bem pouco tempo a corrida era um desporto praticado, quase exclusivamente, pelos apaixonados da modalidade, hoje é um desporto de massas. Os seus benefícios, tanto do foro físico como psicológico, bem como a facilidade na sua prática, têm levado milhares de pessoas a adotar este tipo de prática desportiva, defende a especialista Vanda Pinto.

Quando questionamos os praticantes deste desporto, é muito comum ouvirmos que houve melhorias significativas a nível físico, nomeadamente no sistema cardiovascular, na resistência, no equilíbrio do peso e na prevenção de doenças.

Relativamente às vantagens psicológicas, podemos citar alguns exemplos que influenciam positivamente o nosso dia-a-dia:

Autoconfiança
Os atletas aprendem e desenvolvem a autoconfiança no momento em que começam a ter desempenhos cada vez melhores. É preciso estar preparado fisicamente para que haja uma evolução sempre gradual, juntamente com o foco nos objetivos pretendidos, mantendo sempre o pensamento positivo. Depois de desenvolvida, a autoconfiança vai estender-se automaticamente a outros contextos da vida (laboral, pessoal, familiar e afetivo)

Socialização
Existem momentos comuns, frequentados maioritariamente por pessoas amantes da corrida, que permitem um contato entre si, ampliando o círculo de amizade do corredor. Podemos enumerar algumas, tais como as provas, os treinos, os lugares onde se corre por lazer, as viagens que se fazem quando há provas fora da zona do local da residência, etc.

Alívio de sintomas psicológicos
Depressão, ansiedade, tensão, sono irregular e o stress do dia-a-dia podem, direta ou indiretamente, contribuir para situações de desequilíbrios do corpo e da mente. Os estudos revelam que o exercício físico, por meio do mecanismo biológico, pode atuar como psicostimulante leve e antidepressivo, uma vez que são libertados neurotransmissores cerebrais responsáveis pelo humor (a serotonina, a dopamina e a neurotrofina), contribuindo de forma decisiva para o aumento da sensação de bem-estar. Por estes motivos, aconselho sempre a prática de algum desporto semanal como um complemento da psicoterapia. Apesar dos inevitáveis conflitos entre as exigências profissionais e o tempo disponível para outros papéis e atividades, é fundamental incorporar a prática de exercício físico e atividades prazerosas no nosso dia-a-dia. A corrida é sem dúvida um dos mais completos desportos e de fácil acessibilidade a todos.

O equilíbrio do peso
Correr produz redução de peso desde que seja de maneira adequada e com regularidade. Este equilíbrio aumenta a autoestima, melhorando a imagem corporal positiva do atleta, exceto quando ocorrem perturbações alimentares, dimórficas corporais ou similares.

Deste modo, não perca mais tempo. Sinta todos os benefícios que a corrida lhe pode trazer, criando um equilíbrio físico e psicológico que certamente irá ter um impacto positivo na sua vida.