Campeã nacional de Estrada pela primeira vez, Salomé Rocha revela que gosta mais de correr a Maratona do que os 10 km. Nos 42,195 km, a portuguesa vai correr este ano a Maratona de Londres, a 26 de abril, e pretende estar na linha da meta dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Gosta dos 10 km? No seu entender, quais as principais caraterísticas desta distância?
Sim, gosto dos 10 km. É uma prova que envolve resistência, mas também ritmos bastante intensos… Por vezes, até são provas que requerem um pouco de velocidade, pois são decididas nos últimos metros…

Salomé Rocha tem Tóquio como o seu grande objetivo do ano
Salomé Rocha tem Tóquio como o seu grande objetivo do ano

Em termos de calendário, acredita que janeiro é a melhor data para decidir um Nacional de Estrada?
Não tenho opinião formada sobre isso, até porque sempre corri a prova em janeiro e não tenho um termo de comparação com outra data. Cabe aos clubes, associações distritais e à federação estudar as melhores opções para os atletas.

LEIA TAMBÉM
Maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio já tem traçado definido
Kosgei defende título na Maratona de Londres 2020 com Salomé Rocha

Qual a sua distância preferida?
A Maratona é a minha distância preferida. Pela superação, pela duração da prova, pelo ambiente habitualmente vivido neste tipo de competições… Só quem faz uma Maratona é que consegue perceber.

Vai estar novamente presente na Maratona de Londres deste ano, numa elite que muitas atletas sonham participar. Um reconhecimento a nível mundial do seu trabalho?
Sempre é bom quando as organizações apreciam o nosso trabalho e que fazem gosto que estejamos lá no ano seguinte. Satisfação ainda maior quando falamos numa das provas mais competitivas do mundo, como é a Maratona de Londres.

Salomé Rocha vai estar presente este ano na Maratona de Londres
Salomé Rocha vai estar presente este ano na Maratona de Londres

O objetivo da Salomé Rocha será correr a prova como preparação para Tóquio 2020 ou como reforço de Tóquio 2020, procurando melhorar o seu tempo alcançado no ano passado, tempo que lhe deu a presença parcial nos Jogos Olímpicos?
O objetivo principal é estar bem para os Jogos Olímpicos, a minha passagem por Londres será uma etapa neste percurso.

LEIA TAMBÉM