Hélio Fumo confessa que o retorno aos treinos não está a acontecer como desejava, já que ainda não se sente confortável na rua. No entanto, garante que o seu prazer na corrida não mudou por causa do confinamento.

Depois de ter mostrado todos os dias os seus treinos caseiros durante o confinamento, como está a ser o seu regresso aos seus treinos?
Como ainda existe um dever de confinamento, mantenho os meus treinos diários em casa, que partilho no meu canal de YouTube, mas também adicionei um treino de corrida outdoor que faço sozinho num horário e local com poucas pessoas.
Confesso que este regresso, ainda que parcial, é um misto de emoções. Por um lado, como a maioria das pessoas, não me sinto totalmente confortável na rua; mas, por outro lado, estou bastante feliz por voltar a correr e até ansioso que a próxima prova surja no horizonte.

Como foi a sua primeira corrida? O que sentiu? E onde e por quanto tempo?
Foi uma sensação bastante estranha, voltar a calçar os ténis e sair de casa com os devidos cuidados. Foram apenas 20 minutos, embora mais concentrado no que me rodeava do que na minha corrida.

O Hélio Fumo olha hoje para a corrida de rua com outros olhos após o confinamento?
O meu prazer na corrida não mudou por causa do confinamento, sempre tive um grande sentido de liberdade a correr.

LEIA TAMBÉM
Hélio Fumo vai correr 12 horas em troca de bens alimentares

Que lição retirou para a corrida com o confinamento?
Não se trata de uma lição para a corrida, mas sim para a vida. Damos tantas coisas como garantidas, pequenas coisas, e aprendi que a qualquer momento elas podem ser retiradas.

Qual a sua opinião sobre as corridas virtuais, o novo fenómeno na corrida?
Já reparei nesse fenómeno por intermédio de algumas publicações de amigos. Não tenho ainda nenhuma opinião formada, mas acho algo positivo todo o dinamismo criado à volta da corrida, que permite que a comunidade esteja ativa. Acho que vou experimentar uma nos próximos tempos…

Qual a primeira prova que gostaria de correr neste regresso?
Gostaria de correr a Thailand by UTMB, em Outubro.