Evidentemente que a Maratona é um momento especial para qualquer corredor, inclusive para Leonardo Ventura, que correu os seus primeiros 42,195 km um ano após ter começado a correr.

Poderia fazer um curto resumo mensal dos pesos que foi perdendo e do volume que foi aumentando?
No primeiro mês perdi 8 kg, a nível motivacional foi algo muito importante. Nos primeiros 6 meses já tinha perdido 20 kg e, em 9 meses, 30 kg. Atualmente já perdi 35 kg. Hoje treino 6 vezes por semana e faço 225/275 km por mês.

Como referiu, o Leonardo Ventura correu a Maratona. Como foi a experiência?
Confesso que fiquei emocionado no final. Psicologicamente, a barreira dos 32 km é muito dura de passar. A sensação dos últimos 5 km foi igual a de ter 39 graus de febre, só ía, já nem discernia muito bem… Talvez não estivesse preparado para tal, em tão pouco tempo, mas foi algo realmente emocionante.

LEIA TAMBÉM
Leonardo Ventura: «A minha 1.ª corrida foi de 4 km a um rimo de 7m17/km»

Quanto pesa hoje em dia? Tem algum tipo de cuidados com a sua dieta? Que tipo alimentação faz?
Hoje peso 95 kg, mas o meu corpo é completamente diferente. Já lá vão 35 kg a vida.
A minha alimentação é muito regrada. Ainda não peso os macro, mas fazer-lo-ei… Apenas faço na proteína. No entanto, a hidratação tem sido uma das minhas grandes mudanças. Não bebia água nenhuma e hoje bebo entre 3 e 5 litros por dia. 

Objetivos futuros?
Neste momento quero perder mais 10 kg e começar a correr abaixo de 4m00/km. Tenho os meus 5 km a 4m08/ e os meus 10 km a 4m22/km. Tenho a plena noção de que foi uma evolução incrível e, para quem tem 95 kg, não posso pedir muito mais. Ando a interessar-me pelo que tenho visto das provas de Ironman e Ultras! Mas ainda tenho algum receio, embora, no fim das contas, quem manda é a tua cabeça. Aprendi que és mais forte do que pensas!