Documentário aborda os perigos da Corrida (mas não só…)

O documentário «Running, la gran obsesión» aborda um dos principais perigos da Corrida, concretamente a obsessão dos corredores pela quilometragem (quanto mais, melhor…), relegando para segundo, terceiro, quarto plano a saúde. Em Espanha, esta tendência já é uma patologia clínica, afetando, segundo alguns meios, cerca de 75 mil corredores.

 

No país vizinho, segundo algumas estimativas, há cerca de dois milhões e meio de corredores. O documentário do jornal El Confidencial procura retratar precisamente esse fenómeno, que consegue congregar todas as camadas sociais de Espanha, dos mais variados quadrantes.

Além de abordar a obsessão pelos quilómetros por milhares de corredores anónimos, o documentário aborda também outros temas,  tais como:

Onde fica a fronteira entre o corredor amador e profissional?
Qual o papel das redes sociais na popularidade do “running”?
Quais as lesões mais frequente?

Veja aqui o documentário «Running: a grande obsessão»(em castelhano).

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos