A Máquina que corre 6 horas por dia

Um curto documentário revela um pouco de um corredor que corre seis horas por dia, conhecido na Guiné-Bissau por Máquina. Ninguém conhece o seu nome e a sua idade…

 

A alcunha Máquina foi dada pelo próprio, natural do Senegal e que emigrou para a Guiné-Bissau tendo em vista o seu sonho de se converter em atleta profissional. O próprio se considera «um homem duro e capaz de fazer tudo», algo facilmente comprovável nas ruas onde corre.

 

Documentário Máquina tem apenas dois minutos
Documentário Máquina tem apenas dois minutos

 

Máquina realiza vários tipos de treinos ao longo das seis horas do seu plano diário, desde fartlek, sprints, “longões”, alongamentos, etc. Na Guiné-Bissau, comparam os treinos de Máquina aos treinos de Rocky Balboa, já que o incansável corredor aproveita tudo ao seu redor para tirar proveito do seu treino.

Um dos segredos do seu treino é o mar. Segundo Máquina, o mar é muito importante para a sua performance, o que faz com que todos os dias realize vários trabalhos de respiração.

Máquina analisa o desporto como progressão

Chamado de «louco» nas ruas de Bissau, Máquina não fica desmotivado com essas considerações, defendendo que «o desporto dá saúde e aumenta a vida». Em relação ao desporto, o corredor analisa o mesmo como uma progressão.

«Se corres hoje 100 metros, amanhã corres 200 metros e depois de amanhã 300 metros.»

 

 

Realizado por Miguel Eek, o documentário “Máquina”, em apenas dois minutos, narra precisamente a história deste ex-militar, que tem como objetivo representar o seu novo país numa grande competição, algo que o próprio admite que será bastante complicado. Mas isso não o impede de continuar a treinar horas e horas por dias, por semana, por mês, sendo hoje uma das figuras populares do país.

LEIA TAMBÉM

Veja um documentário de Jim Walmsley, que se perdeu a oito quilómetros da vitória na Western States 100

Um curto documentário explica o fascínio e a dureza da Barkley Marathons

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos