Valerian e a Cidade dos Mil Planetas: efeitos visuais e especiais no papel principal

«Valerian e a Cidade dos Mil Planetas» vale pelos efeitos visuais, pelos mundos criados e pela caracterização das personagens exóticas. Um filme onde praticamente 90% das imagens foram filmadas em tela verde e que permitiu à equipa de CGI dar asas à visão do realizador Luc Besson sobre o mundo onde acontece a estória do Major Valerian e da Sargento Laureline. A resenha é de Sérgio Diamantino.

 

Há vários anos que Luc Besson (que já nos trouxe «Léon, o Profissional», «O Quinto Elemento» e «Lucy») pensava em colocar na tela a banda desenhada que conta a estória de Valerian e Laureline, dois agentes especiais (e espaciais) do século XXVIII encarregados de manter a ordem entre os mundos.

Valerian (interpretado pelo norte-americano Dane DeHaan – que já vimos em «O Espectacular Homem Aranha 2») e Laureline (a britânica Cara Delevingne – que já vimos em «Suicide Squad») têm como missão identificar a ameaça que coloca em perigo o futuro do Universo.

 

Os protagonistas e o realizador de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
Os protagonistas e o realizador de «Valerian e a Cidade dos Mil Planetas»

 

Sob as ordens de Herbie Hancock (no papel de Ministro da Defesa), os dois protagonistas cruzam-se pelo caminho com Clive Owen (no papel de Comandante Arun Filitt), Ethan Hawke (a interpretar Jolly, dono de um bar) e Rihanna (Bubble, artista no bar de Jolly).

O realizador francês, que também assina o argumento, conta com dois nomes que já trabalharam com ele nos efeitos especiais de «Lucy». Philippe Hubin e Jean-Christophe Magnaud ajudaram a dar asas à imaginação de Luc Besson no extraordinário trabalho de efeitos especiais. Em boa verdade, para melhor se tirar partido do filme, aconselha-se a vê-lo em 3D.

A equipa de caracterização das cerca de 200 espécies de personagens extraterrestres contaram com cerca de 600 páginas de especificações escritas pelo próprio realizador. Aliás, até mesmo os actores tiveram de ler essa mesmas especificações para perceber com quem estavam a «contracenar».

Um filme onde o argumento praticamente passa para segundo plano, sendo que é esse mesmo argumento que dá espaço para o envolvente trabalho das imagens criadas em computador.

 

 

Ficha técnica:

Título em português: «Valerian e a Cidade dos Mil Planetas»
Título original: «Valerian and the City of a Thousand Planets»
De: Luc Besson
Com: Dane DeHaan, Cara Delevingne, Herbie Hancock, Clive Owen, Ethan Hawke e Rihanna
Género: Acção / Aventura / Ficção Científica
País: França
Duração: 117 minutos
Ano: 2017

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos