Oscar: «La La Land» venceu a “corrida” de Melhor Filme. Ups, foi engano, o vencedor foi «Moonlight»…

Com 14 nomeações para a noite do Oscar, «La La Land» foi para casa com seis, incluindo as estatuetas de melhor realizador e melhor atriz. No entanto, a mais cobiçada, a de Melhor Filme, foi para «Moonlight», que recebeu a distinção depois de uma enorme confusão…

 

Foi constrangedor ver a entrega do prémio de Melhor Filme na Cerimónia dos Oscares. Quem teve a “honra” de cometer a gaffe de sempre da cerimónia do Oscar foi Warren Beatty, que anunciou «La La Land». No entanto, e já com os discursos de agradecimento dos produtores do filme até então vencedor realizados, alguém notou que o papel do vencedor dizia… «Moonlight». Coube a um dos produtores de «La La Land», Jordon Horowitz, revelar que o vencedor tinha sido o “rival”…

https://www.youtube.com/watch?v=qKbkqWkYrlI

Incrédulo, o apresentador Jimmy Kimmel perguntou o que Beatty tinha feito, com este a jurar que não estava a tentar ser engraçado, mas que recebeu o envelope errado…

«Moonlight», com Mahershala Ali e Naomie Harris nos principais papéis, aborda a história de um jovem afro-americano que procura encontrar o seu lugar em Miami. Depois da polémica do ano passado devido a falta de negros nas nomeações, a academmia norte-americana premeia este ano um filme atual e com atores negros.

Em relação aos restantes principais prémios, o ator Casey Affleck foi distinguido com o Óscar de Melhor Ator pela interpretação em «Manchester by the Sea», enquanto Emma Stone venceu por «La La Land», que deu a Damien Chazelle o Óscar de Melhor Realizador, o mais jovem a ser distinguido nesta categoria (32 anos).

O Oscar de Melhor Argumento Adaptado foi para o argumentista e realizador de «Moonlight», Barry Jenkins, enquanto Kenneth Lonergan venceu na categoria de Argumento Original por «Manchester by the Sea».

O Melhor Filme Estrangeiro foi para o realizador iraniano Asghar Farhadi com o filme «O Vendedor», que não esteve presente em protesto pelas medidas anti-imigração de Donald Trump. Na entrega da estatueta foi lida uma declaração, onde condenou a «lei desumana» introduzida pela administração do presidente. «Dividir o mundo entre nós e os nossos inimigos cria medo, uma justificação enganosa para agressão e guerra.»

A lista completa dos vencedores:

Melhor filme: Moonlight

Melhor Ator: Casey Affleck, Manchester by the Sea

Melhor Atriz: Emma Stone, La La Land

Melhor Ator Secundário: Mahershala Ali, Moonlight

Melhor Atriz Secundária: Viola Davis, Vedações

Melhor filme de animação: Zootropolis

Melhor fotografia: La La Land

Melhor guarda-roupa: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los

Melhor realização: Damien Chazelle, La La Land

Melhor Documentário: O.J.: Made in America

Melhor curta-metragem documentário: Os Capacetes Brancos

Melhor Montagem: O Herói de Hacksaw Ridge

Melhor Filme de Língua Estrangeira: O Vendedor, de Asghar Farhadi

Melhor Caracterização: Esquadrão Suicida

Melhor Banda Sonora: La La Land

Melhor canção original: City of Stars, La La Land

Melhor Direção Artística: La La Land

Melhor curta-metragem de animação: Piper

Melhor curta-metragem: Sing

Melhor Montagem de Som: Arrival – O Primeiro Encontro

Melhor sonoplastia: O Herói de Hacksaw Ridge

Melhores Efeitos Especiais: O Livro da Selva

Melhor argumento adaptado: Moonlight

Melhor argumento: Manchester by the Sea

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos