O fim da viagem do livro «Ir é o Melhor Remédio: Algarve»

A viagem de Teresa Conceição com o livro «Ir é o Melhor Remédio: Algarve», editado pela Guerra & Paz, termina na Serra de Monchique, o pico mais alto da região. Este é o último dia d´«A Semana “Nunca mais chegam as férias”».

 

O último passeio artístico em Odelouca

Odelouca era uma ribeira livre a correr no vale. O verbo no passado é indicativo. A ribeira ia deixar de o ser. E a Liga de Protecção da Natureza no Algarve quis fazer uma despedida à altura. Não quiseram chamar-lhe protesto. Convidou um grupo de artistas da região para um passeio no vale, desde Sapeira até Foz do Carvalho. Doze quilómetros a pé com o intuito de construir um acervo artístico (pintura, fotografia, desenho, poesia) a mostrar a beleza do vale que ia ficar submerso pela barragem. 

A ideia era guardar os materiais produzidos numa «cápsula do tempo» e deixá-la afundar com a ribeira.
Foi num sábado de Abril, em 2008. Eu estava a trabalhar na redacção de Lisboa, queria muito ir, mas tinha outra reportagem marcada a norte. Perdi o passeio. Contaram-me depois que houve declamação de poemas, tocaram guitarra, fizeram desenhos e vídeo e encerraram o legado numa caixa hermética, que ficou protegida por pedras na margem da ribeira.

Olho agora o lago alto formado pela Barragem de Odelouca. As giestas em flor decoram a moldura. Fico a pensar na caixa que ficou lá em baixo com a mensagem para futuras gerações. Qual é a força de uma ideia poética? Daqui a cem ou mil anos, quem encontrar a caixa tem um registo de como era o vale. E fica a saber que um grupo de pessoas quis opor-se à construção da barragem. E poderá lançar mais uma discussão sobre o nosso uso insustentável dos recursos aquáticos e energéticos. Nessa altura, já devem saber os efeitos nefastos de interromper o curso dos rios. Nessa altura, já devem saber que, sem os sedimentos que rios e ribeiros transportam, o mar vai derrotar a costa. Quem sabe o que acontecerá quando alguém um dia descobrir essa caixa? 

Quem sabe se o ar sobre Odelouca não transporta poemas e canções em partículas para a eternidade? 

Pus-me à escuta. Ouvi abelhas. E as giestas abanaram com o vento.

 

Odelouca e Serra de Monchique

Picture 1 of 5

 

O pico do Algarve fecha a nossa viagem no livro «Ir é o Melhor Remédio: Algarve»

O ciclista sobe determinado pela estrada de alcatrão. Logo agora havia de haver trânsito em sentido contrário. 

Admiro-lhe a perseverança. Fato de licra vermelho e preto colado à pele, pedala sempre a olhar em frente. 

Para nós, de carro, a viagem começada em Lagos deve demorar cerca de 1 hora. Ainda são algumas curvas, serra de Monchique acima. A água das fontes é tão boa que há quem traga garrafões para se abastecer, ainda vemos alguns no caminho. 

Não sei como, perdemo-nos. Não sei como, acabo sempre por descobrir algo inesperado. Desta vez descobri a barragem de Odelouca, onde nunca tinha estado. E acabámos por chegar a Monchique
por uma estrada que nunca tinha cruzado. Aproveitámos para passear na vila e comprar algumas peças de barro na olaria. E fizemos depois uma paragem estratégica num restaurante a meio caminho,
antes de voltar a seguir viagem.

Lá vamos nós, mais uns quilómetros de curvas por estrada estreita. E, a meio de uma curva, eis que vemos o ciclista já de regresso. Risos. Ele vai e vem e nós ainda não atingimos o objectivo. Olha a Lebre e a Tartaruga, versão carro e bicicleta.  

Finalmente, o pico da Fóia. A visita ao fim da tarde compensa. Podemos ver os montes e o mar a toda a volta. Há uma neblina ténue a adoçar os contornos. Há um bar para um refresco. Um grupo de mulheres reza atrás de umas rochas. Uma família chega e começa a tentar descobrir que cidades estão à vista. E nós ainda aos saltos por termos chegado. O pico mais alto tinha de ser o ponto alto da viagem.

LEIA TAMBÉM
Praia e vento em Ir é o Melhor Remédio: Algarve
Algarve: ir é o melhor remédio na Ilha da Armona
O Algarve de «Ir é o Melhor Remédio»
Trilho dos Sete Vales Suspensos é um dos segredos do Algarve de Teresa Conceição

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos