Hyundai i30 1.6 CRDi Launch Edition: corredor com aspirações

Procura um familiar competente, bem equipado, com muito espaço e, ainda por cima, bem construído? Então, o melhor será colocar o novo Hyundai i30 entre as opções a considerar! É que, especialmente na nova geração já em comercialização em Portugal, este é, sem dúvida, um dos mais fortes novos corredores no segmento!

Texto: Francisco Cruz

Produzido na Europa desde 2007, é caso para dizer que nunca o familiar compacto da sul-coreana Hyundai foi tão europeu! Já disponível entre nós naquela que é a terceira geração, o novo i30, com o qual tivemos oportunidade de contactar recentemente, confirma-se como um enorme salto qualitativo face aos antecessores. Revelando uma estética apelativa, uma qualidade de construção sólida, uma habitabilidade capaz de satisfazer as necessidades da grande maioria das famílias, um equipamento bastante completo (em particular na versão de lançamento), assim como um desempenho competente, confortável, para muitos e muitos quilómetros na estrada!

Menos cativantes, pelo contrário e nomeadamente no interior de um habitáculo a revelar solidez na construção e bons materiais em todas as zonas mais expostas, soluções estéticas como é o caso de alguns dos botões rotativos, aplicados, por exemplo, na consola central e a contribuírem para um ar mais conservador, num carro que, exteriormente, não deixa de primar por alguma irreverência. Já para não falar na falta de outros, como é o caso de um botão de acesso rápido ao telefone junto ao ecrã táctil do sistema de info-entretenimento, este último, colocado em posição destacada na parte superior do tablier. Felizmente, para o condutor pelo menos, existe um outro botão com essa mesma função, mas no volante.

E já que falamos deste componente, regulável tanto em altura como em profundidade, elogios igualmente para a correcta posição de condução, com o banco, que na versão por nós testada – Launch Edition – surge revestido a couro e tecido, a mostrar-se confortável e a encaixar bem o corpo do condutor. O qual, beneficiando de um bom acesso a comandos, tem na visibilidade traseira o aspecto mais limitado, devido a um óculo traseiro pequeno. Ainda assim, atenuado, na já aqui referida versão de lançamento em Portugal, pelo facto de contar, de série, com câmara de estacionamento traseira, e linhas de guia dinâmicas.

Convincente, igualmente, o espaço reservado aos passageiros, tanto à frente como atrás, perfeitamente adequado para uma família com filhos, à qual não faltará sequer espaço suficiente para as malas ou para outros pertencentes. Graças, desde logo, a uma bagageira com uma capacidade inicial anunciada de 395 litros (1.301 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos na horizontal) e com um óptimo plano de carga e acesso, alçapões nas laterais, ganchos porta-sacos, tomada de 12V e piso amovível – ainda que, por baixo, não exista qualquer divisória ou espaço independente para guardar seja o que for, mas apenas o pneu sobressalente, rodeado de chapa.

Já ao volante, a sensação de um familiar com qualidades suficientes para poder desempenhar o papel de único carro da família, capaz tanto para as viagens mais curtas e intensas do dia-a-dia, como para os passeios e tiradas mais longas, de férias com a família. Graças também ao conforto proporcionado, a um comportamento descontraído e assumidamente familiar, assim como a uma estabilidade e segurança sempre agradável de desfrutar, seja pelo condutor, como pelos restantes ocupantes.

É certo, contudo, que dificilmente sentirá qualquer tipo de sensações desportivas ao volante deste i30, mas também é verdade que não foi para isso que esta proposta foi criada; para corresponder a tais exigências, o melhor mesmo é esperar pela futura (e promissora) versão ‘N’!

Aliás, a vocação mais familiar deste Hyundai i30 1.6 CRDi Launch Edition faz-se sentir, desde logo, nas prestações proporcionadas pelo quatro cilindros turbodiesel 1,6 litros, que, mesmo na sua versão mais potente, a anunciar 136 cv, mostra maior vocação para a progressividade e suavidade nas acelerações, que propriamente para andamentos mais “na berra”. Algo que, acrescente-se, nem mesmo com o recurso a agradável caixa manual de seis velocidades se consegue obter.

LEIA TAMBÉM
Parque das Nações já não receberá a final da Maratona de Lisboa

O mesmo se passa com os consumos, infelizmente, um dos aspectos inesperadamente menos positivos neste Hyundai i30 a gasóleo. Com o modelo, uma vez sujeito à utilização do dia-a-dia, no tradicional (e repetitivo) caminho casa-trabalho-casa, e com algumas filas pelo meio, a não fazer melhor que 7,5 l/100 km – média substancialmente superior não apenas face aos prometidos 3,9 l/100 km, mas também àquilo que são os registos dos principais rivais. Mesmo se com a marca sul-coreana a procurar ganhar à grande maioria com uma garantia geral não de dois, mas de cinco anos, e sem qualquer limite de quilómetros, com assistência em viagem e check-ups gratuitos. Ou até mesmo através de um preço que fica abaixo da marca psicológica dos 30 mil euros.

No fundo, apenas mais alguns argumentos a justificarem a ideia de que este novo e mais evoluído corredor possui, efectivamente, motivos para as tais ambiciosas aspirações…
Modelo: Hyundai i30 1.6 CRDi Launch Edition
Preço: 29.600€
Velocidade: 0-100 km/h: 10,2 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h
Consumo combinado (anunciado): 3,9 l/100 km
Emissões CO2: 102 g/km
Principal equipamento: ABS, Controlo de Estabilidade, Airbags frontais, laterais e de cortina, Ajuda ao Arranque em Subidas, Imobilizador, Alarme, Câmara de estacionamento traseira, Controlo Automático de Máximos, Iluminação em curva, Indicador de perda de pressão nos pneus, Faróis de nevoeiros dianteiros, Sensor de luz, Sensores de estacionamento traseiros, Alerta de fadiga do condutor, Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem, Travagem Autónoma de Emergência com Alerta de colisão dianteira, Cruise Control com limitador de velocidade, Ar condicionado automático, Sistema de som com seis altifalantes, Ecrã táctil de 8″ a cores com navegação, RDS e leitor de cartões SD, Entradas AUX e USB, Carregador Wireless de telemóvel e Jantes em liga leve de 17″.

Pedro Alves

Pedro Alves