Cinema: as mulheres assumem as rédeas das estreias da semana

Esta semana as estreias centram atenções em protagonistas femininas. «Heróis da Nação», «Conspiração Terrorista» e «Colossal», cada um no seu género, têm no papel principal três atrizes de mão cheia que nos fazem agarrar à cadeira com as suas estórias.

Em «Heróis da Nação», a estória centra-se em Catrin Cole (Gemma Arterton), um piscar de olho à escocesa Diana Morgan, que, nos anos 40, assinou argumentos de filmes de propaganda para o Governo britânico (ainda que o seu nome não apareça em muitos deles). Numa sociedade ainda com vários preconceitos sobre o papel da mulher na sociedade, Catrin é chamada para ajudar no argumento de um filme que quer mostrar ao povo inglês um lado mais feminino no papel da Segunda Guerra Mundial com o intuito também de lhes mostrar que, apesar dos constantes bombardeamentos aéreos em Londres, os Aliados estão a ganhar a guerra. Catrin vai então investigar a estória de duas irmãs que pegam no barco de pesca do pai e acabam por ajudar as tropas aliadas na retirada de Dunquerque. Um filme que dá protagonismo aos argumentistas e conta com excelentes desempenhos por parte de todos os atores (até mesmo os que fazem “overacting” de propósito) e destaque ainda para a fotografia (mesmo quando está propositadamente má).

Ficha técnica:
Título em português: «Heróis da Nação»
Título original: «Their Finest»
De: Lone Scherfig
Com: Gemma Arterton, Sam Claflin, Bill Nighy, Rachael Stirling, Richard E. Grant e Jeremy Irons
Género: Comédia / Drama / Romance
País: EUA
Duração: 117 minutos
Ano: 2016

Em «Conspiração Terrorista» enfrentamos a ação e a espionagem como há muito não acontecia. Não fique desatento o espectador sob o risco de perder o fio à meada. Alice Racine (interpretado por Noomi Rapace) é uma agente da CIA – agora a fazer serviço apenas de informação e alerta – que é chamada de urgência para regressar ao trabalho de terreno num caso de ameaça terrorista biológica em Londres. Com realização do inglês Michael Apted (que já nos trouxe «007 – O Mundo não Chega» e «As Crónicas de Nárnia: A Viagem do caminheiro da Alvorada») e da equipa de produção que nos trouxe «RED-Perigosos» e «Salt», poderemos estar a assistir a um franchise como Jason Bourne. Um filme que conta também com as participações de Orlando Bloom, Michael Douglas, Toni Collette e John Malkovich.

Ficha técnica:
Título em português: «Conspiração Terrorista»
Título original: «Unlocked»
De: Michael Apted
Com: Noomi Rapace, Orlando Bloom, Michael Douglas, Toni Collette e John Malkovich
Género: Acção / Thriller
País: Reino Unido
Duração: 98 minutos
Ano: 2017

Em «Colossal» consegue-se o equilíbrio perfeito entre o cinema fantástico e as lutas reais das personagens. Anne Hathaway é Gloria, uma rapariga a braços com problemas com o álcool que chega à conclusão de que as suas ações têm repercussões graves noutro ponto do mundo ao perceber que, na Coreia do Sul, apareceu um monstro que está a destruir a cidade. Uma analogia cinematográfica e fantasiosa realizada pelo espanhol Nacho Vigalondo (que assina também o argumento e já nos trouxe «Janela Aberta») para chegar a um ponto mais profundo no argumento: as nossas ações, quando temos problemas, atingem sempre quem está à nossa volta. Uma grande interpretação de Anne Hathaway e Jason Sudeikis na pele de Oscar.

Ficha técnica:
Título em português: «Colossal»
Título original: «Colossal»
De: Nacho Vigalondo
Com: Anne Hathaway, Jason Sudeikis e Dan Stevens
Género: Comédia / Drama / Acção
País: Canadá / Espanha
Duração: 109 minutos
Ano: 2016

 

Pedro Alves

Pedro Alves