«Amor Acima de Tudo»: filme leve e os erros da super-protecção

Numa época em que as redes sociais nos fazem ficar dentro de casa em frente a um ecrã como janela para o mundo, este filme mostra-nos que, por muito que se aprenda à distância, não há nada como sentir o vento, o sol e a chuva, para realmente conhecer o que há à nossa volta. Madeline tem uma doença rara e, com isso, só pode ver o mundo através da janela de casa ou do ecrã do computador.

 

A jovem Amandla Stenberg (que teve um pequeno papel em «Os Jogos da Fome») e o também adolescente Nick Robinson (com presença em «Mundo Jurássico») têm aqui o papel principal e dão corpo à estória. Por um lado, os dois protagonistas sujeitam-se às circunstância mas, por outro, questionam-se se não existe algo melhor para as suas vidas. Com o seu romance «Tudo, tudo… e Nós» (no original «Everything, Everything» – tal como no filme), a escritora Nicola Yoon deu o mote aproveitado pela quase estreante realizadora canadiana Stella Meghie (que vai na sua segunda longa metragem).

A estória roda à volta de uma adolescente com uma doença rara que não pode sair de casa devido ao perigo de infecções. Com uma mãe super-protectora, Madeline, de 18 anos, conhece o mundo através dos livros e do computador, até ao dia em que conhece o novo vizinho, Oliver, e ambos se apaixonam. A partir daqui começa toda uma viagem (interna e externa) para conhecer o que a rodeia.

O filme aborda principalmente a perspectiva de Madeline e teria sido interessante explorar também os dilemas da mãe de Madeline (personagem que carrega alguns fantasmas) e as «lutas» de Oliver, ou até mesmo aprofundar a cumplicidade de Carla (a enfermeira de Madeline).

Ainda assim, com uma abordagem leve sobre questões que podem ser consideradas graves (seja nas situações apresentadas, seja nas decisões tomadas em nome do amor) o filme cumpre o seu propósito e ainda nos presenteia com alguma fantasia nas maquetas de Madeline em tamanho real e com um astronauta como observador da estória.

Ficha técnica:

Título em português: «Amor Acima de Tudo»
Título original: «Everything, Everything»
De: Stella Meghie
Com: Amandla Stenberg, Nick Robinson, Anika Noni Rose e Ana de la Reguera
Género: Drama / Romance
País: EUA
Duração: 96 minutos
Ano: 2017

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos