9/11 e Os Crimes de Limehouse: agarrem-se ao coração

Seja porque o coração bate mais rápido, seja porque deixa de bater, «9/11» e «Os Crimes de Limehouse» fazem-nos estar atentos ao que se passa à nossa frente, defende Sérgio Diamantino. Se numa das películas quase estamos no elevador com as personagens, na outra fazemos parte dos passos do detective que investiga mortes que eventualmente inspiraram Jack, o Estripador.

 

Para quem ainda tem memória do que aconteceu a 11 de Setembro de 2001, ao World Trade Center, em Nova Iorque, as emoções podem saltar à pele com muita facilidade. Nesta película não se procuram explicações sobre o que aconteceu, são apenas dadas pinceladas sobre os «quem?» e os «porquê?». Aqui, acompanhamos cinco pessoas que ficaram presas num elevador quando os aviões embateram nas Torres Gémeas e a pessoa que lhes falava no intercomunicador. Uma ficção que pode muito bem ter sido real.

Não falta talento a quem protagoniza o filme. Dentro do elevador estão Jeff e Eve (Charlie Sheen e Gina Gershon) um casal a meio do processo de divórcio, Eddie (Luis Guzmán) empregado de manutenção do World Trade Center, Michael (um estafeta interpretado por Wood Harris) e Tina (Olga Fonda no papel de amante de um trabalhador do World Trade Center). Do lado de fora está Metzie (Whoopi Goldberg) (vigilante das câmaras dos elevadores do WTC).

O realizador argentino Martin Guigui juntou-se a Patrick James Carson (que tinha escrito a peça de teatro «Elevator») e a Steven James Golebiowski (produtor da série Anger Management, que contava com Charlie Sheen como protagonista) para pegarem exactamente na peça de teatro e transpô-la para o cinema.

O resultado é o crescimento de cumplicidade entre personagens que aparentemente não têm nada a ver umas com as outras mas que, com o desenrolar dos acontecimentos e motivados pelo mesmo desejo de salvação, encontram mecanismos de cooperação e resolvem os seus fantasmas.

Destaque também para o trabalho de edição, nomeadamente na coordenação dos diálogos que acontecem no elevador, que ficou ao cargo de Eric Potter (editor de «The Vatican Tapes: O Regresso do Mal» e «Underworld: A Revolta»)

 

 

Ficha técnica:
Título em português: «9/11»
Título original: «9/11»
De: Martin Guigui
Com: Charlie Sheen, Gina Gershon, Luis Guzmán, Wood Harris, Olga Fonda e Whoopi Goldberg
Género: Acção / Drama
País: EUA
Duração: 90 minutos
Ano: 2017

 

Os Crimes de Limehouse

«Os Crimes de Limehouse» contam com grandes prestações de Bill Nighy (no papel de inspector Kildare) e Olivia Cooke (no papel de Lizzie Cree, a rapariga que quer vingar no mundo do teatro). Uma película que acompanha a investigação aos brutais assassinatos em Londres faz-nos dar um passeio pelos preconceitos da sociedade.

O realizador norte-americano Juan Carlos Medina, pegou no romance de Peter Ackroyd («Dan Leno and The Limehouse Golem») e criou, com a argumentista britânica Jane Goldman (que já escreveu «Kingsman: Serviços Secretos» e «X-Men: Dias de um Futuro Esquecido»), um triller que nos obriga a estar muito atentos à tela.

 

 

Ficha técnica:
Título em português: «Os Crimes de Limehouse»
Título original: «The Limehouse Golem»
De: Juan Carlos Medina
Com: Olivia Cooke, Bill Nighy, Eddie Marsan, Douglas Booth, Maria Valverde e Sam Reid
Género: Terror / Thriller
País: Inglaterra
Duração: 109 minutos
Ano: 2016

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos