Lutadores é a palavra que define o triunfo do triatlo Benfica no Europeu

Com Melanie Santos, Miguel Arraiolos, Vanessa Fernandes e João Pereira, o triatlo Benfica conquistou no fim de semana o Europeu de Clubes. A primeira recorda que, até então, este título nunca tinha sido conquistado por Portugal. Melanie Santos defende que todos foram uns lutadores.

 

É verdade que o triatlo Benfica apresentava este ano uma forte equipa, mas, sinceramente, esperavam conquistar a vitória no Europeu de Clubes?
O Benfica tinha uma equipa muito forte e consistente, mas a verdade é que as restantes equipas, principalmente a Poissy, também eram fortes. Claro que sonhávamos com o lugar mais alto do pódio, mas nunca deixámos que esse sonho nos iludisse e lutámos até ao fim para o tornar realidade. Podemos acreditar no potencial da nossa equipa, mas jamais desprezar as restantes.

Quando tiveram a plena consciência de que o triunfo seria uma realidade? 
Apenas no último segmento. Eu consegui uma grande distância para a primeira rapariga do Poissy, mas, no segmento do Miguel, um excelente nadador deles reduziu essa distância. Depois, a Vanessa manteve-se próxima dos nossos principais adversários. No entanto, no final, tínhamos o João, que não deu hipótese. As distâncias nestas provas de estafeta são tão pequenas que não há a mínima hipótese para erros. Tanto se pode ir em primeiro como acabarmos em quinto. Tudo se decide até à última!

Qual a importância deste título para o Benfica, para Portugal e para vocês, a nível individual?
Tanto tem uma enorme importância para o Benfica como para Portugal. Até então nenhuma equipa portuguesa tinha conseguido ser campeã da Europa de Clubes. Sendo com o Benfica, é ainda melhor… A nível individual é bom para o reconhecimento, mas creio que é mais importante a nível de equipa porque mostra que, apesar do triatlo ser uma modalidade individual, nós funcionamos muito bem em equipa.

A melhor palavra para descrever a vitória do triatlo Benfica é “lutadores”

Já agora, como funciona as estafetas no Triatlo?
As estafetas no Triatlo são constituídas por 2 homens e 2 mulheres, em que a ordem começa sempre por uma mulher e intercala com um homem. Cada atleta realiza um mini-triatlo de 300m a nadar, 7km de bicicleta e 1,6km de corrida. Sempre que o atleta termina a sua prova, há um local onde há a transmissão de testemunho (bater na mão) para o outro atleta. O último atleta, no final da sua corrida, segue para a meta.

Poderia analisar o desempenho individual dos seus companheiros? 
Acho que a prova dos meus companheiros foi bastante boa. Não houve nenhum que estivesse abaixo do desejado. Trabalhámos bastante bem e nos ajudámos mutuamente.

A festa do triatlo Benfica no pódio
A festa do Benfica no pódio

Se pudesse destacar apenas uma caraterística/uma palavra em particular, o que cada um deu para a vitória do triatlo Benfica?
A melhor palavra para descrever a nossa vitória é “Lutadores”. Lutámos do início ao fim e nunca baixámos os braços.

LEIA TAMBÉM
Eurosport reúne Michael Phelps, Michael Gross
e Mark Spitz na mesma piscina

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

O futebol sempre acompanhou a minha vida, assim como a natação e o voleibol. As tardes no Estádio do Maracanã, primeiro nas arquibancadas com o meu pai e depois com a “torcida” do Flamengo, são momentos que continuam a marcar as minhas recordações, principalmente a ver Zico a jogar. Em Portugal desde 1989, aos poucos o futebol e o voleibol perderam o seu espaço de prática, mas não de interesse (nesse aspeto o futebol é insubstituível, principalmente a seleção brasileira – como “doeu” os 1-7 da Alemanha… -, o Flamengo e o Barcelona). Se no Brasil a corrida era algo supérfluo, nos últimos anos acabou por ganhar a sua devida importância, primeiro como um hábito de saúde e bem-estar, depois como um desafio pessoal, concretamente terminar uma maratona, feito alcançado no Porto, em 2011. Com mais três no curriculum (duas em Lisboa e uma no Funchal), agora o objetivo é correr a primeira maratona internacional.

Gostou? Partilhe pelos amigos