Ester Alves em contagem regressiva para o Everest Trail Race

Ester Alves, da Salomon Suunto Portugal, é uma das figuras do Everest Trail Race, considerada uma das provas mais complicadas do Trail a nível mundial, devido aos seus 160 km e 29 000 metros de desnível acumulado, divididos em 6 etapas. Entre 5 e 17 de novembro.

 

No Himalaia, Ester Alves terá de dividir o esforço nas seis etapas da corrida, que apresentam aproximadamente os seguintes números: 22 km, 24 km, 37 km, 28 km, 20 km e 30 km, com desníveis acumulados diários entre os 3200 e os 6600 metros.

Embora o evento tenha o seu início oficialmente amanhã, domingo, a prova em si começa a 8 de novembro, concretamente em Lukla, a 2850 metros de altitude. Os primeiros dias serão assim aproveitados pelos atletas para se adaptarem a altitude de Catmandu, a capital do Nepal, um estágio essencial para a boa performance na corrida, já que a média de altitude da prova ronda os 4000 metros.

 

As montanhas do Himalaia serão desbravadas na Everest Trail Race
As montanhas do Himalaia serão desbravadas na Everest Trail Race

 

O Everest Trail Race apresenta um traçado que inclui o Parque Nacional de Sagharmatha e as montanhas de Lhotse, Ama Dablam, Tamserku, Kangtega, Makalu e Kanchenjunga.

Grandes nomes do Trail mundial estarão na Everest Trail Race

De referir que cada participante transporta consigo o material necessário para se manter autónomo durante toda a prova, como o saco-cama, a bússola, o kit de primeiros socorros, além do equipamento adequado às temperaturas oscilantes entre os 18 graus, de dia, e os 2 graus negativos, à noite. Apenas a comida será carregada nas doses correspondentes a cada etapa.

LEIA TAMBÉM
Ester Alves vai participar na Everest Trail Race

«É um enorme desafio e vai ser uma experiência única de vida. Admito que surge já numa fase da época na qual já todos temos algum desgaste de competição, mas acredito que durante estes últimos anos trabalhei no sentido de superar um desafio como este», afirmou Ester Alves, que recentemente participou na prova Euráfrica.

A portuguesa foi convidada pela organização e correrá pela equipa “The Elements Pure Coco Water”, principal patrocinador da prova. Além de Ester Alves, Portugal contará com a participação de Carlos Eduardo Lourenço e André Castro (Desnível Positivo).

Entre os grandes nomes do evento, que conta com 59 atletas, referência para Elisabet Barnes (vencedora da Marathon des Sables), Luis Alberto Hernando (campeão do mundo) e Pablo Vila (vice-campeão de Espanha de Ultra Trail).

 

Gostaste do artigo? Faz Gosto ou Partilha com os teus amigos!
Pedro Alves

Pedro Alves

Gostou? Partilhe pelos amigos